O Santuário de Fátima vai ser o primeiro do Mundo a distribuir um guião/folheto multiformato impresso, destinado a peregrinos cegos, com incapacidade intelectual e com baixa literacia.
Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria), considerado uma referência na área da inclusão, com vários prémios nacionais e internacionais.
Resultado desta parceria, nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima vai ser disponibilizado o Itinerário Jubilar inclusivo em duas versões: em braille, com imagens em relevo, que pode ser ligo por pessoas cegas, e em sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), para pessoas com incapacidade intelectual e baixa literacia.
Assim, o Santuário de Fátima passa a ser o “primeiro santuário verdadeiramente inclusivo do mundo”, sublinha Célia Sousa, coordenadora do CRID/IPLeiria.
“Propusemos ao Santuário criar os guiões inclusivos para assinalar esta data incontornável na história da região e do país. O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e neste evento espiritual e religioso que leva a Fátima milhões de pessoas de todo o mundo, fazia todo o sentido torná-lo num momento acessível a todos. A nossa proposta foi muito bem acolhida”, referiu.
Para Pedro Valinho, diretor do Serviço de Peregrinos, trata-se de um passo natural, pois “o acolhimento é palavra-chave na missão do Santuário de Fátima”.
“Sabemos que aqueles que acorrem a Fátima fazem-no com a certeza de que encontram neste lugar uma expressão do colo maternal de Maria. Por isso, o Santuário tem procurado ter uma resposta inclusiva que lhe permita chegar a todos os peregrinos, particularmente àqueles que têm alguma dificuldade no acesso à mensagem e ao espaço do Santuário”, acrescentou.
Por isso, esta iniciativa permite que neste ano do Centenário “o Santuário seja cada vez mais reflexo desse colo maternal onde há lugar para todos”.
Esta parceria é considerada “natural, tendo em conta a proximidade das duas entidades e a colaboração de longa data entre o Santuário e o Instituto Politécnico de Leiria, a par da excelência do CRID, um centro único a nível nacional.
Tal como acontece há três anos na celebração da Missa dominical das 15h00 na Basílica da Santíssima Trindade, também as Eucaristias do Centenário vão ser inclusivas, com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, um investigador da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação do Politécnico de Leiria (iACT).
De resto, têm sido várias as iniciativas promovidas pelo Santuário de Fátima no sentido da inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, deficiências auditiva e visual.
O CRID/IPLeiria é igualmente responsável pela criação da primeira biblioteca braille do país, editou e coeditou livros infantis inclusivos, colmatando assim uma lacuna grave em Portugal na oferta de livros para crianças com necessidades especiais.
Das obras editadas, destaca-se “Piu Caganita”, o primeiro livro multiformato impresso do país, adaptado à leitura de todas as crianças: cegas, surdas, com incapacidade intelectual, e claro, sem deficiência.
O IPLeiria também colabora com o Santuário na elaboração e manutenção do Mural de Testemunhos – Fátima e Eu, com base em testemunhos de peregrinos anónimos, mas com rosto, que se deslocam ao Santuário de Fátima.
Disponível desde 8 de dezembro no endereço muraldetestemunhos.fatima.pt durante todo o ano do Centenário das Aparições, o Mural, sempre em atualização, conta atualmente com 83 testemunhos, entre peregrinos portugueses e estrangeiros, sacerdotes e religiosos.
A construção do Mural, bem como a recolha dos testemunhos, tem sido feita no âmbito do curso de Comunicação e Media, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, responsável também pela edição e pós-produção destes vídeos.
Fonte:www.papa2017.fatima.pt
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023