Em tempo de pandemia de COVID-19, o Santuário de Fátima tem em vigor um plano de contingência rigoroso.
No decurso de um século, o acontecimento Fátima passou de fenómeno local a fenómeno global, e a aposta no Turismo Espiritual e Religioso tornou-se marca caraterística.
Nesse contexto, Fátima ocupa um lugar importante, por ser o mais significativo e marcante destino de turismo religioso português, pela variedade de proveniência dos peregrinos que, em cada ano, acorrem a Fátima e comprovam que este é, de facto, um Santuário mundialmente conhecido e procurado. A celebração do Centenário, em 2017, consolidou a internacionalização de Fátima.
O Santuário de Fátima tem tido a preocupação de difundir Fátima como grande destino de turismo religioso e de peregrinação e, para isso, tem na sua missão primordial acolher os peregrinos, procurando responder às suas diversas necessidades e proporcionando o ambiente propício para o encontro com Deus. Nesse sentido, ao longo dos anos tem desenvolvido serviços e ferramentas que melhor respondam às necessidades exigidas. O seu Departamento de Hospedagem trabalha no sentido de criar condições para que os peregrinos, em grupo ou individualmente, tenham possibilidade de alojamento e de refeições nas Casas de que o Santuário dispõe, bem como de disponibilizar espaços e equipamentos para a realização de atividades de caráter pastoral.
A Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, conhecida por ser o lugar onde tradicionalmente os Papas pernoitam quando visitam Fátima, situa-se no lado sul do Recinto de Oração. Nesta Casa disponibilizam-se espaços para a realização de retiros, de encontros de formação e de outras atividades de cariz formativo-pastoral, bem como espaços para o alojamento dos respetivos participantes. Dispõe atualmente de quartos individuais, duplos e triplos, num total de 119 quartos e 191 camas. No que respeita aos espaços para a realização de atividades de caráter pastoral, a Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo dispõe de 9 salas, com capacidade total para acolher 552 pessoas. A Sala de Refeições tem capacidade para 230 pessoas.
A Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, situada no lado norte do Recinto de Oração, dispõe de quartos individuais, duplos, triplos e quádruplos, num total de 129 quartos e 278 camas. Esta Casa tem ainda 6 salas para atividades, com a capacidade total para 430 pessoas. A Sala de Refeições tem capacidade para 280 pessoas.
O Centro Pastoral de Paulo VI, situado no traçado poente do Santuário de Fátima, foi inaugurado por João Paulo II, no dia 13 de maio de 1982. O Centro, projetado por José Carlos Loureiro, tem 4 pisos e uma área de 1,4 hectares. Possui um grande anfiteatro, com 2 124 cadeiras, salas para encontros, capela, alojamento em camaratas e refeitório self-service. Podem pernoitar neste local cerca de 243 pessoas em 53 quartos. O Centro Pastoral dispõe de 11 salas, com capacidade para 1 125 pessoas. A Sala de Refeições tem capacidade para 100 pessoas.
O Espaço Jovem Papa Francisco tem a capacidade de albergar grupos de jovens ou famílias, num total de 21 quartos, com 47 camas.
Em todas estas infraestruturas é possível pernoitar, em regime de dormida e pequeno-almoço, meia-pensão ou pensão completa ou, ainda, fazer refeições isoladas. O Departamento de Hospedagem disponibiliza também a possibilidade de catering como complemento a algumas atividades.
Os espaços e equipamentos para a realização de atividades de caráter pastoral são dotados de ferramentas multimédia.
Em tempo de pandemia, o Santuário de Fátima tem em vigor um plano de contingência rigoroso. Assim, a taxa de ocupação foi limitada em qualquer um dos espaços e houve um reforço das medidas de higienização em todos os locais, com a garantia de um período alargado, nunca inferior a 48 horas, entre ocupações de um mesmo quarto por hóspedes diferentes.
O Santuário de Fátima é um local de peregrinação, que faz memória do seu acontecimento fundante, e o acolhimento dos seus peregrinos é elemento primordial da sua missão.
Fonte: Santuário de Fátima
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023