Santuário alarga Oficinas Musicais Criativas

O Santuário de Fátima vai promover as ‘Oficinas Musicais Criativas’ (OMC) com o objetivo de oferecer férias de verão diferentes às crianças a partir dos “quatro meses de idade”.

“As OMC deste ano abrangem bebés e crianças, entre os quatro meses e os 14 anos de idade, que participarão nesta atividade em momentos distintos”, informa o santuário mariano da Cova da Iria sobre o “projeto artístico, vivenciado a partir da fé”.

O Santuário de Fátima destaca que o primeiro momento das OMC 2016, e que “constitui a grande novidade desta proposta formativa inédita”, realiza-se a 1 de abril, no Centro Paulo VI.

A primeira sessão começa com um grupo de crianças, “entre os seis e sete anos”, das 09h30 às 10h15; O programa deste dia prevê ainda mais dois grupos, o primeiro com bebés dos quatro aos 11 meses, e depois os dos 12 aos 18 meses, respetivamente, das 10h45 às 11h30 e das 11h45 às 12h30.

Cada sessão pode receber “um máximo de 12 crianças”, dura aproximadamente 45 minutos e é orientada pelas formadoras Helena Brites e Tânia Lhera.

Na tarde do dia 01 de abril, o Centro Paulo VI acolhe mais três sessões: As crianças com cinco ano são recebidas às 14h30, passado uma hora as formadoras dedicam-se ao grupo dos quatro anos e às 16h30 entram as crianças com três anos.

Depois, as Oficinas Musicais Criativas regressam no período das férias escolares de verãos, em julho, com dois turnos, de 15 participantes cada: Crianças dos 8 aos 10 anos, de 14 a 17; e de 21 a 24 de julho destina-se a adolescentes dos 11 aos 14 anos.

Esta iniciativa, que pretende oferecer dias de férias diferentes, realiza-se há três anos, e os dois grupos são acompanhados por monitoras e pelas religiosas da Aliança de Santa Maria.

Segundo o Santuário de Fátima, as OMC procuram aliar à componente musical “atividades de leitura e de teatro, de dança e de pintura” e as crianças têm contacto, “de uma maneira muito informal”, e aprendem, de “forma lúdica”, os conteúdos da Mensagem de Fátima, num ambiente de “enorme espiritualidade”.

As diversas atividades proporcionadas às crianças repartem-se por vários locais do santuário mariano, desde o Recinto aos Valinhos, e privilegia “sempre” as atividades de ar livre para que os participantes sintam-se “verdadeiramente protagonistas e se possam divertir num contexto cristão e espiritualmente enriquecedor”.

Na sua página na internet, o Santuário de Fátima informa ainda que as inscrições para o primeiro turno das Oficinas Musicais Criativas encerram a 28 de março.

Fonte: Agência Ecclesia