De norte a sul, os portugueses vivem as Festas dos Santos Populares durante o mês de junho. Comemoram Santo António no dia 13, ou São João no dia 24. E ainda São Pedro em 29 de junho com as celebrações típicas de cada região. Assim, têm lugar os arraiais, sardinhas assadas, manjericos, martelinhos e bailaricos.
No dia dos santos padroeiros, é feriado em diversos concelhos do país. Primeiramente, em 13 de junho, além da cidade onde nasceu Santo António, é feriado em Reguengos de Monsaraz; Vila Nova de Famalicão; e Vila real.
Celebrar Santo António é tradição certa em Lisboa e feriado na cidade. Por isso, milhares de fiéis vão à Igreja onde encontra-se o local de seu nascimento. Também rezam e levam o pãozinho do santo para casa.
Sem dúvida, o Museu de Lisboa, Santo António, ao lado da igreja, é lugar certo de visita. Neste ano, traz a reconstituição e os elementos obrigatórios das Marchas Populares. Estas saem às ruas na noite do dia 12 de junho e tiveram início em 1932.
Tradição no Porto
Por outro lado, no Porto, desde a noite de 23 de junho, uma manifestação popular arrasta multidões às ruas para o São João. A primeira alusão aos festejos data já do século 14, pela mão do famoso cronista do reino, Fernão Lopes.
Em 1851, os jornais relatavam a presença de cerca de 25 mil pessoas nos festejos sanjoaninos entre os Clérigos e a Rua de Santo António. Entre outras regiões, o São João marca feriado também em Angra do Heroísmo e Braga.
Celebrações para o primeiro papa da Igreja
Por exemplo, as festas de São Pedro decorrem em Sintra, Évora ou no Seixal, que têm este santo como patrono. Além disso, a data refere-se à Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas colunas da Igreja. O seu martírio pela causa do anúncio de Jesus encoraja cristãos, de todos os tempos. Acima de tudo, são exemplos de fé mesmo diante de provações.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024