Como desvencilhar-se de relacionamentos abusivos
Assista a este documentário com histórias reais de pessoas que foram abusadas sexual, física e emocionalmente. Especialistas como psicólogos, padres, médico-legistas e delegados poderão tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a se precaver ou, quem sabe, a procurar ajuda, porque você já foi violentado.
Ao ouvir falar sobre relacionamentos abusivos, a mente naturalmente é remetida a um contexto de violência física e sexual. Entretanto, existem outras variações de abusividades como a violência psicológica.
Se você sente medo da pessoa com quem se relaciona, se não se sente livre com relação ao que dizer, expressar e até mesmo brincar, se teme a reação desmedida que a outra pessoa pode ter, então você está num relacionamento abusivo.
A vítima de abuso frequentemente não consegue perceber os fatos ou mesmo se nega a admitir que a pessoa amada seja um agressor. Apega-se à paixão, prendendo-se à ilusão de um relacionamento dramático, tal como num filme romântico.
Num contexto em que os valores estão sendo trocados pela busca incansável de prazer, cabe a você estar atento. Amigos, familiares e vizinhos, qualquer um pode tornar-se um abusador, a prudência torna-se um cuidado vital a ser tomado por todos.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023