Marta Nogueira
/

18 Fevereiro 2019
0 Comments

Reitor desafiou peregrinos a seguir o exemplo dos Pastorinhos na “confiança e primazia” que deram a Deus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à Eucaristia no domingo em que o Santuário inicia a comemoração do Dia dos Pastorinhos, com um concerto

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, apelou aos peregrinos para se deixaram tocar pelo exemplo dos Santos Pastorinhos que, na Escola de Maria, aprenderam a “ confiar e a dar primazia a Deus nas suas vidas”.

A partir do Evangelho proclamado este domingo sobre as bem-aventuranças, que apresenta uma palavra paradoxal de Jesus sobre uma vida centrada em Deus e uma vida centrada na autossuficiência de cada um, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que “o retrato dos Pastorinhos de Fátima (a partir das suas vidas) é um retrato das bem-aventuranças e dos bem-aventurados”.

“Este mês de fevereiro é o mês por excelência dos Santos Pastorinhos: no passado dia 13 celebrámos o aniversário da morte de Lúcia; dia 20 celebramos o dia de São Francisco e Santa Jacinta Marto… Eles são o exemplo desta bem aventurança de que nos fala a palavra de Deus este domingo pois mostraram a sua total disponibilidade para Deus e para a sua vontade; sofreram por isso, mas confiaram no amor de Deus que lhes foi anunciado por Nossa Senhora”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas.

“Seguindo o exemplo dos Pastorinhos, procuremos esta bem-aventurança de quem confia e se confia a Deus; a bem-aventurança de quem procura dar a Deus o primeiro lugar na sua vida”, exortou o sacerdote no final da homília da missa na qual participaram vários grupos portugueses e também de Espanha, Estados Unidos da América, França e Itália.

“Trata-se de afundar as raízes da nossa vida em Deus” acrescentou ainda destacando que “se a nossa vida tem as suas raízes em Deus, se seguimos a sua vontade, se a sua palavra guia os nossos passos, então a nossa vida produzirá frutos abundantes, apesar das dificuldades”.

O programa oficial do Santuário de Fátima para este domingo oferece ainda a possibilidade dos peregrinos participarem no V Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, que se realiza na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esta tarde, a partir das 15h30, com entrada livre.

O concerto do grupo “Nova Era” Vocal Ensemble, dirigido pelo maestro João Barros, estreará a peça “Hail Mary” composta especialmente para este momento.

O texto diz respeito à oração que saúda a Virgem Maria nos momentos da sua Anunciação e Visitação (Lucas 1:21-42). A obra pretende retratar os louvores dos fiéis à Virgem Maria, através de momentos de maior ou menor densidade harmónica e textual, consoante a visão pessoal sobre o significado de cada verso do texto, lê-se na folha de sala.

A Missa para dois coros de Martin será a obra central deste programa. Entre cada um dos andamentos da missa serão interpretadas obras de compositores contemporâneos, tais como Arvo Pärt, John Tavener, Sandström e João Fonseca e Costa. Todos os compositores mencionados têm em comum uma profunda ligação à música sacra.

O “Nova Era” Vocal Ensemble é composto por 24 cantores, cujo objetivo principal é a divulgação da música contemporânea.

Fonte: Santuário de Fátima

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia