Todos os anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS faz iluminar de vermelho alguns monumentos mais significativos como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa.
Centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que procura lembrar o sangue dos mártires e que este ano tem também como objectivo chamar a atenção para o drama dos deslocados e refugiados.
Em Portugal, diversas paróquias já se associaram este ano a esta iniciativa, nomeadamente Ramada, em Odivelas e Campo Grande em Lisboa. Em Braga, além das Paróquias de São Vítor, São Lázaro, Senhora-a-Branca e a Basílica dos Congregados, também será iluminado de vermelho o Santuário de São Bento de Porta Aberta. O mesmo vai acontecer – tal como em anos anteriores – com o Monumento ao Cristo Rei, em Almada.
Os Cristãos são o grupo religioso que mais sofre por causa da perseguição religiosa e o mundo não presta atenção.
Não fique indiferente à perseguição religiosa!
Participe na #RedWeek de 17 a 24 de Novembro.
Durante uma semana somos desafiados a ter presente esta intenção dos Cristãos perseguidos. Pode rezar por eles, organizar uma vigília de oração ou falar deste tema no grupo de catequese. Peça ao seu pároco para iluminar de vermelho a fachada da igreja na noite de 24 de Novembro. Às vezes basta um gesto simples, como vestir uma peça de roupa vermelha ou acender uma vela. Há muita formas de colaborar na #RedWeek O mais importante é participar!
Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023