A Comissão da Semana Santa de Braga integrará o programa dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”, que decorrerá de 4 a 20 de outubro. Mais de 50 atividades marcam a terceira edição da iniciativa promovida pela Rede Europeia em 15 cidades de países como a Eslovénia, Espanha, Malta, Portugal e Sérvia.
O objetivo é dar a conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa fora da sua época celebrativa. Além disso, diversificar a oferta turística, conforme explica o departamento de comunicação do evento. Estão previstas visitas a museus, ateliers de arte sacra e de criação artística; além de concertos, degustação de gastronomia típica, teatro, exposições, entre outros.
O Tesouro-Museu da Sé de Braga vai apresentar sessões de fantoches que contarão a história do farricoco em rimas, uma das figuras mais emblemáticas das procissões. Também nos dias 12 e 19 de outubro, haverá visitação a algumas das igrejas do centro da cidade bracarense, cujo património está intimamente relacionado com as celebrações da Semana Santa. Entre elas, a Catedral, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Cruz e Igreja de São Vitor.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, criada em 2019, é uma organização que trabalha em prol da difusão das tradições relacionadas com a Semana Santa e Páscoa. Um modo de salvaguardar um rico legado ainda vivo em grande parte da Europa.
- Cerimónia Nacional da Luz da Paz de Belém 2024 - 13 de Dezembro, 2024
- Preparativos do Patriarcado de Lisboa para o Jubileu 2025 - 12 de Dezembro, 2024
- Papa Francisco associa-se à cerimônia de reabertura da Notre-Dame - 12 de Dezembro, 2024