Eu sempre nutri o sonho de me formar e casar, sempre quis que o meu casamento fosse um testemunho positivo para o mundo, diante de tantas realidades negativas que vemos relacionadas a isso.
Eu posso lhe afirmar que vale a pena se casar! Sou plenamente realizada hoje. O matrimônio é a doação de um para o outro, é o morrer para si próprio, para que o outro esteja bem, para que ele seja feliz. O destaque precisa ser sempre o outro.
Namoro é tempo de conhecer e deixar-se conhecer nas qualidades e também nos defeitos. Por isso, o diálogo é muito importante nessa época. Procure partilhar e conhecer o outro.
Vale a pena se casar!
Precisamos buscar acolher o outro como ele é realmente, e não ter medo de buscar a cura na história do outro. Nós trazemos muitas marcas de relacionamentos anteriores, e quando queremos viver um novo relacionamento em Deus, tudo isso vem à tona. Não podemos, contudo, ter medo de que o outro toque em nossas feridas.
Jovem, não tenha medo de falar de si mesmo, de falar dos seus sonhos e projetos para que o outro possa conhecê-lo profundamente. Só podemos fazer feliz quem, de fato, conhecemos.
Meu testemunho sobre o casamento
Posso dizer, sem medo, que fui curada por meio do relacionamento com o meu esposo. Aprendi o significado real da palavra amor. Diante de minha história, eu não acreditava que seria possível amar de forma pura, respeitando a liberdade do outro, colocando limites, pois passei por relacionamentos nos quais o dito “amor” era egoísta. Hoje, em meu relacionamento com meu esposo, conheço o amor-doação, que é um amor também de amigos. Fui curada, porque nunca consegui ser amiga daquelas pessoas com quem me relacionava. Hoje, a maior conquista do nosso relacionamento é a amizade e a confiança que temos um no outro.
Dicas para as noivas
A noiva se preocupa muito com a roupa, com a festa, os convidados etc., mas eu vivi uma experiência de ficar muito linda, neste tempo de preparação, ao ficar perto da família, dos amigos, das pessoas que fizeram parte da nossa história. Esse é um tempo de doação, não de preocupação.
Pode ter a certeza de que o seu casamento será o mais lindo do mundo, porque é o seu casamento. Não tenha medo!
É um tempo também de buscar a partilha com outros casais para conversar muito e perguntar a eles como é a experiência de viver junto com o outro, principalmente nos primeiros meses.
Não é um tempo de se entregar à preocupação, mas de viver a alegria intensa da escolha de Deus para você e vivê-la sem medo.
Em meio a tudo isso, a oração é um ponto fundamental para sustentar quem está namorando e quem já está noivo. Se quisermos ter um bom casamento, precisamos ser pessoas de oração. Confiando em Deus, experimentamos a Providência Divina em todas as coisas, no tempo adequado, seja nas coisas materiais, seja nas espirituais. A única coisa que não pode faltar nunca é a oração, a intimidade com Deus.
Eu consagrei meu matrimônio à Sagrada Família, essa é uma dica para você também: consagre-o à Sagrada Família para que seu matrimônio siga o exemplo da Família de Nazaré.
Testemunho: Cristiane Rocha
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023