A oração é a força que precisamos para viver
Na verdade, nunca tinha parado para pensar nisso, talvez por saber o bem que a oração me proporciona e também por ter, desde criança, aquela discreta lembrança de que “Deus castiga se a gente não reza…”. A feliz descoberta que tenho feito, a cada dia, é que, se eu parar de rezar, Deus não vai parar de me amar, pois Seu amor é incondicional, não visa interesses próprios, mas ama, porque é o próprio amor e só sabe amar.
Poderíamos, então, perguntar-nos: “Qual o sentido da oração em minha vida? Por que até a própria Palavra de Deus diz em Tes. 5: ‘Orai sem cessar em todas as circunstâncias’”? Porque a oração purifica o coração de todos os afetos desordenados às coisas terrenas e passageiras, e nos aproxima de Deus, do qual nossa alma tem sede e saudade.
O poder da oração
Compreendi melhor o valor da oração em minha vida quando alguém me contou esta historia: “Numa floresta, existia uma ermida antiga e abandonada. Era consagrada a São Roque. Todos os anos, pela passagem de sua festa, vinha o piedoso sacristão da aldeia vizinha, varria e enfeitava o pequeno santuário. Na véspera da festa, o velho sino era tocado fortemente para convidar os moradores das redondezas. No alto da torrezinha, o sino havia guardado um ano de silêncio. Aves e insetos noturnos encontraram ali um abrigo tranquilo e se aninharam confortavelmente. Porém, ao primeiro repicar do sino, todos saíam esvoaçando em busca de outras paragens.”
Reaviva a oração na sua vida
Algo parecido ocorre em nossa alma. Onde, por muito tempo, se calam os sinos da oração, tudo de ruim pode entrar e aninhar-se, sem que nada o impeça nem o incomode. Ídolos ocultos, bem depressa, começam a se acomodar nos recantos obscuros da alma, como a cobiça, o orgulho a sensualidade, a autossuficiência e outros. Porém, quando tomamos ânimo e fazemos repicar os sinos da oração em nossa vida, afugentamos de nosso interior tudo o que é contrário a Deus.
Não temos tempo a perder, é hora de fazer soar o sino da oração em nossa vida com coragem e disposição. Lembremo-nos de que nunca é tarde para recomeçar. Deus tem saudades de nós!
Fonte: cancaonova.com
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023