Profeta e mártir como João Batista

Profeta é aquele que anuncia a verdade; mártir é quem a testemunha

O Evangelho de São Mateus diz que Jesus, no momento em que soube da morte de João Batista, percebeu que logo chegaria a hora de Sua crucificação.

Esse é o destino dos profetas, daqueles que dizem a verdade. Profeta e mártir são sinônimos, porque profeta é aquele que anuncia a verdade, e mártir é quem a testemunha. Na verdade, acabam sendo sinônimos, pois ambos testemunham a verdade da salvação e precisam pagar um preço por isso, e pagar o preço é dar a vida.

Hoje, nós evangelizadores somos poucos diante do desafio que Deus nos apresenta, contudo, precisamos ter a coragem de João Batista.

Se você tem coragem, diga: “Eu quero ser como João Batista, quero ser profeta! Quero ser mártir e dar a vida pela grande verdade, por Nosso Senhor Jesus Cristo e seu Evangelho!” A maioria dos católicos não tem essa coragem, eles querem ser católicos, querem ser amigos de padres, bispos, querem ser ministros da Eucaristia, mas muitos buscam isso como destaque, para mostrar que são católicos. A maioria deles, no entanto, prefere viver na “coluna do meio”. Querem ser um “católico normal”, não têm a coragem de ser profetas e mártires, nem evangelizadores de verdade.

“Eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te, diz o Senhor” (Je 1,19). O nosso advogado e defensor é o Senhor. Meu irmão, coragem! Cada vez mais precisamos de profetas e mártires, tanto homens como mulheres. Você não imagina o quanto Deus está precisando de nós! 

Diga: “Eu quero ser profeta, quero ser mártir, porque vão guerrear contra mim, mas não me vencerão, porque o Senhor estará sempre comigo para me defender. Eu quero ser como João Batista”.

Seu irmão,

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

O post Profeta e mártir como João Batista apareceu primeiro em Monsenhor Jonas Abib.