Bairros sociais e Hospital de Santo António foram os locais privilegiados desta procissão. Bispo diocesano evocou pessoas afetadas pela pandemia
O bispo do Porto presidiu na última noite a uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, transportada em automóvel, que contou com a recitação do Rosário em vários locais da cidade, incluindo bairros sociais e um hospital.
D. Manuel Linda, acompanhado pelos padres da cidade do Porto, rezou pelas vítimas da pandemia e por todos “aqueles que têm estado da linha da frente do combate à Covid-19”.
“Ó Virgem Maria volvei para nós o vosso olhar, um olhar misericordioso nesta pandemia do coronavírus e confortai os que se sentem desorientados e choram pela perda dos seus entes queridos por vezes sepultados de modo que fere a alma. Cuidai de todos os doentes, embora por intermédio dos profissionais de saúde. Ampararei os que estão angustiados, pelas pessoas doentes de quem não se podem aproximar para evitar o contágio”, recitou o prelado, citado pela Renascença.
“Mãe de Deus e nossa Mãe rogai por nós a Deus Pai de Misericórdia, que esta dura provação termine e que de novo se abre um horizonte e de paz”, acrescentou, junto ao Hospital de Santo António.
Num percurso de mais de três horas, que assinalou o final do mês de maio – particularmente dedicado à Virgem Maria, na tradição católica – a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi transportada por um carro dos bombeiros.
“Pelos motivos que se compreendem, é Nossa Senhora que vai ter com as pessoas”, justificou D. Manuel Linda, a respeito da tradicional Procissão da Luz.
O bispo do Porto assinalou a importância de passar junto dos bairros que “são habitados por pessoas com maiores dificuldades económicas, para dizer que as pessoas não estão sozinhas e o bispo e a diocese estão presentes”.
“Maria Santíssima, tocai as consciências para que as desmedidas somas de dinheiro gastas para aumentar e aperfeiçoar armamentos sejam antes destinadas à promoção de estudos adequados a prevenir catástrofes como estas”, concluiu, na sua oração.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023