Há 50 anos, fiéis de Portugal experimentam a graça do Espírito Santo através do Renovamento Carismático Católico. Tudo começou com o sacerdote espiritano, Padre José da Lapa.
Após um encontro em Roma, no ano de 1974, levou essa centelha no coração. Em seguida, confiou-a à Virgem Maria em Fátima em 6 de novembro do mesmo ano.
Em 5 de janeiro de 1975, em Lisboa, na Casa dos Missionários do Espírito Santo, iniciou o grupo. Este mais tarde viria a se chamar PNEUMA VITA, palavra grega e outra latina que significam: ESPÍRITO E VIDA. O primeiro encontro teve logo a participação de 120 pessoas.
O evento celebrativo contou com a presença do pregador espanhol, padre Pablo Escrivá. E tantos outros sacerdotes, religiosos e leigos fazem parte dessa história. Entre eles, padre Jonas Abib, que foi o pregador de algumas assembleias do PNEUMAVITA.
Desde 1975, o PNEUMAVITA reúne-se todas as terças Feiras em Lisboa, para reuniões de oração carismática. A partir desse primeiro grupo, muitos outros foram formados em Portugal.
Segundo o estatuto do serviço internacional para o Renovamento, o Charis, estima-se que 120 milhões de pessoas no mundo testemunham uma experiência com o Espírito Santo por meio do RCC. Um movimento que não tem um fundador mas é um trabalho soberano do Espírito, uma corrente de graça na Igreja.
- PNEUMAVITA: 50 anos do Renovamento Carismático em Portugal - 8 de Novembro, 2024
- Diocese de Angra, nos Açores, celebra 490 anos de fundação - 8 de Novembro, 2024
- Igreja em Moçambique: defesa da paz e da verdade e proximidade ao povo - 8 de Novembro, 2024