Iniciativa está agendada para o próximo dia 29 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima
O Santuário de Fátima promove no próximo dia 29 de março, a II Jornada de Comunicação, com o título #PlayFátima. A iniciativa tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, e é aberta a todos os que trabalham na área da comunicação.
Na génese desta segunda edição está a “era digital”, “onde a imagem vale tanto como as palavras”, afirma o Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas.
“Mais do que uma revolução tecnológica vivemos uma revolução de linguagem, em que os paradigmas são outros e os métodos de explicitação da Fé também se alteraram, exigindo uma reflexão séria sobre como é que a teologia pode iluminar esse novo espaço teológico em emergência”, escreve o sacerdote, acerca desta iniciativa.
No Santuário de Fátima vive-se uma nova fase, em que é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00.
Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral – Dar Graças por Peregrinar em Igreja – interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem.
A abertura está agendada para as 10h00, com a palavra inicial do Pe. Vitor Coutinho, Vice-Reitor do Santuário de Fatima, e da Diretora do Gabinete de Comunicação, Carmo Rodeia.
No primeiro painel, Joana Martins, da RTP, e Manuel Pestana Machado, do Observador, vão refletir sobre a importância do vídeo nas redes sociais.
Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falará sobre o StoryTelling digital.
No segundo painel, Nuno Patrício, da RTP, e Tiago Lavado, da BTV irão abordar a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional.
No terceiro e último painel, Paulo Santos, da Escutismo TV e fará uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem.
A II jornada de comunicação do Santuário de Fátima é aberta a todos os profissionais de comunicação – jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral -, mediante a inscrição prévia, com um custo de 10 euros, que inclui almoço.
Fonte: Santuário de Fátima
- Refletir a Liturgia – IV Domingo do Advento - 21 de Dezembro, 2024
- Mulheres de fé #5 – Mulher como promotora do Natal - 18 de Dezembro, 2024
- Programa | Vim Visitar-te | TP03 EP 05 - 16 de Dezembro, 2024