D. António Augusto de Oliveira Azevedo foi nomeado Bispo em 2016 pelo Papa Francisco
O Santuário de Fátima acolhe hoje e amanhã a terceira Peregrinação Internacional Aniversária do Ano Pastoral que está a ser vivido em Fátima sob o tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, sublinhando a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.
Um ano depois do Centenário das Aparições, cuja celebração teve como apogeu a peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria, em maio com a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima prepara-se para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de sete anos e que culminou em 2017, com a celebração do Ano Jubilar.
Esta peregrinação de julho será presidida por D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.
D. António Augusto de Oliveira Azevedo nasceu a 14 de junho de 1962 em Avioso, Maia. A ordenação presbiteral aconteceu na Sé Catedral do Porto a 13 de julho de 1986.
Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi Vigário Paroquial de Santo Tirso (1986-1988), e assumiu a função de Capelão Militar na Força Aérea em 1988. Foi Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989, missão que ainda hoje exerce.
De 1990 a 2000 ocupou as funções de Pároco de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, acumulando este múnus com a Assistência da Pastoral Operária do Porto (LOC e JOC), de 1998 a 2000.
É Docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa desde de 2003, tornando-se em simultâneo Prefeito e Professor no Seminário Maior do Porto.
Exerce ainda o cargo Juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assume a Capelania do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2004-2012). Desde 2005 é o Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).
Foi nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto em 2012 e responsável pelo acompanhamento dos Padres Novos em 2015.
A nomeação episcopal aconteceu a 9 de janeiro de 2016, pelo Papa Francisco. D. António Augusto de Oliveira Azevedo foi ordenado bispo no dia 13 de março do mesmo ano.
A 24 de setembro de 2017, o Bispo Auxiliar do Porto presidiu à Eucaristia dominical no Recinto de oração no âmbito da Peregrinação Nacional do Rosário.
Na homilia, o prelado deixou dois desafios aos peregrinos presentes na Cova da Iria: o primeiro “que brilhem na vida da Igreja e de cada um de nós os traços de um rosto mais mariano” e o segundo revalorizar a oração do terço do Rosário.
“Nestes tempos de incertezas e de preocupações é necessária a perseverança da nossa consagração ao Imaculado Coração de Maria, diariamente vivida na oração do terço, porque a oração nunca é inútil, mais cedo ou mais tarde frutificará”, sublinhou.
D. António Azevedo referiu-se à mensagem de Fátima como uma mensagem de “denúncia do mal” e uma mensagem de esperança.
“A Mensagem que aqui ecoa há cem anos é de denúncia do mal, da injustiça e da guerra mas é sobretudo o anúncio da esperança num Deus, Pai Providente, Pai paciente, que não se ausentou da história, abandonando o Homem à sua sorte”, referiu.
“A oração do Rosário é um belo exercício espiritual que favorece a conversão de forma continua”, disse o bispo D. António Augusto Azevedo.
“Contemplando os mistérios do Terço, por onde perpassa a vida de Jesus, o crente vai purificando o olhar e abrindo o coração ao verdadeiro rosto de Deus que se revela na vida do Filho”, afirmou.
A 12 e 13 de julho, D. António Augusto de Oliveira Azevedo será o presidente das principais celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Julho.
De entre as celebrações de dia 12, destaque para a abertura na Capelinha das Aparições, às 18h30; Rosário às 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto.
No dia 13 de junho, o Rosário será às 9h00, seguido da Missa Internacional no Recinto, às 10h00 bênção dos doentes e Procissão do Adeus.
Nos serviços do Santuário, fizeram-se anunciar 41 grupos oriundos da Argentina, Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanha, França, Gabão, Reino Unido, Hungria, Israel, Itália, E.U.A., Malta, Filipinas, Polónia e Eslováquia.
Fonte: Santuário de Fátima
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023