Marta Nogueira
JMJ /

31 Março 2022
0 Comments

Peregrinação diocesana: no dia 3 de abril, todos os caminhos vão dar a Fátima

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A grande novidade do programa deste ano é o espetáculo de apresentação da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023, que irá ter lugar no auditório do Centro Paulo VI, com início marcado para as 14h30. Este momento do programa está a ser organizado pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.

Após os tempos mais duros da pandemia com a suspensão da peregrinação em 2020 e a sua realização em condições limitadas no ano passado, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 89ª peregrinação diocesana, no dia 3 de abril sob o tema “Povo de Deus, Igreja santa, bendiz o teu Senhor”.

O tema e o programa inserem-se no ano pastoral que está a decorrer e na dinâmica sinodal em curso, unidos à Igreja universal. A grande novidade do programa deste ano é o espetáculo de apresentação da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023, que irá ter lugar no auditório do Centro Paulo VI, com início marcado para as 14h30. Este momento do programa está a ser organizado pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, que também está a lançar uma campanha de vídeos de convite à participação que podem ser acompanhados através das redes sociais.

Para este evento, os párocos já foram informados no sentido de convidarem todos os fiéis, particularmente os doentes, idosos e os jovens, a fazerem-se peregrinos e a levarem as faixas com as cores das suas vigararias. Esta é a listas das cores por vigararia: Batalha: vermelho; Colmeias: amarelo torrado; Fátima: amarelo; Leiria: rosa; Marinha Grande: verde; Milagres: azul escuro; Monte Real: azul claro; Ourém: laranja; Porto de Mós: castanho.

Como tem sido tradição, algumas das paróquias da Diocese irão organizar a viagem em autocarro, pelas suas várias vantagens e poupança, que ajudam o espírito da peregrinação. É provável que, tendo em conta o caráter abrangente da peregrinação, muitas das paróquias alterem o horário habitual das suas das missas dominicais, antecipando-as ou celebrando na tarde de Domingo. Pretende-se que todo o território da Igreja local esteja envolvido o máximo possível neste dia e não marque qualquer outra atividade paroquial.

Programa Geral
09h15 – Caminhada de 4 locais diferentes, em direção à Capelinha
10h00 – Saudação a Nossa Senhora e oração do Rosário (programa oficial do Santuário)
11h00 – Procissão e celebração da Eucaristia (no altar do recinto)
13h00 – Almoço convívio por vigararias nos parques
14h30 – Espetáculo de apresentação da Jornada Mundial da Juventude –Lisboa 2023 (auditório do Centro Paulo VI)

Entre as 8h00 e as 9h30 haverá confissões na capela da reconciliação (parte inferior da basílica da Santíssima Trindade).

Concentração das vigararias para a caminhada eclesial
Um dos momentos mais marcantes e habituais da programação e que marca o início do programa geral, é a caminhada dos peregrinos a partir de quatro pontos do Santuário até à Capelinha das Aparições. A distribuição das vigararias por estes pontos de partido, está assim distribuída:

1. Leiria: na rotunda do Anjo de Portugal; seguem pela mesma rua e entram na passagem por baixo da colunata norte;

2. Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós: na Av. D. José Alves Correia da Silva (lado norte), junto à rotunda em frente da rodoviária; seguem na zona pedonal, cortam à esquerda pela rua lateral à basílica da Santíssima Trindade e entram ao cimo do recinto;

3. Fátima e Ourém: na Av. D. José Alves Correia da Silva (lado sul), junto à rotunda de Santo António; seguem pela zona pedonal, cortam à direita pela rua lateral à basílica da Santíssima Trindade e entram ao cimo do recinto;

4. Colmeias, Milagres e Monte Real: junto à rotunda em frente do Exército Azul (Domus pacis) na Rua S. Vicente de Paulo; descem pela rua que ladeia os parques 6 e 7, entrando no recinto na passagem por baixo da colunata sul.

Programa para os jovens
Também os jovens, como não podia deixar de ser, terão a sua programação própria antes de se juntarem à restante Diocese. Também eles começarão a sua própria caminhada, no domingo de manhã, a iniciar às 8h00, na igreja paroquial de S. Mamede. O convite à participação nesta proposta pensada para eles, é extensivo a todos os jovens e os adolescentes. Para o almoço terão espaço reservado no Albergue do Peregrino.

Fonte: Diocese Leiria-Fátima

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia