Pastoral Juvenil quer jovens a “Fazer Missão” com os avós

O projecto “Faz Missão” tem a particularidade de se enquadrar no primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos (25 de julho) pelo que pretende também pôr os jovens em interacção com os idosos, acolhendo deles histórias e testemunhos de vida inspiradores.

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) vai realizar a segunda edição do projecto “Faz Missão”. Esta iniciativa que ocorrerá nos dias 24 e 25 de julho pretende promover junto dos jovens uma acção de missão no contexto da preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Este ano, tem a particularidade de se enquadrar no primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos (25 de julho) pelo que pretende também pôr os jovens em interacção com os idosos, acolhendo deles histórias e testemunhos de vida inspiradores.

A proposta prevê dois planos de acção. No chamado Plano A, é pedido aos jovens que procurem um avô ou uma avó, ou um idoso, nas vizinhanças. Já o Plano B sugere o envio de uma carta para um lar para a qual se pede resposta também por carta. Depois, marca-se com os interlocutores uma hora nos dias 24 ou 25 de julho para uma conversa. Nessa conversa, os jovens explicarão que o Papa Francisco instituiu um dia dedicado aos mais idosos e que essa é a razão de ser da conversa, e porque os jovens têm muito a aprender com os mais antigos. Nessa conversa, os jovens deverão envergar a camisola de “Missionário JMJ” – t’shirt com o logo da JMJ 2023 – e explicar também o que significa a indumentária que trazem.

Depois, a conversa fluirá com outras questões que levem o idoso a partilhar aspectos interessantes da sua própria vida. Para esse diálogo, o SDPJ tem preparado um guião que ajudará a desbloquear.

Terminada a conversa, que terá um momento final com a oração para o Dia Mundial dos Avós e Idosos, todos tiram uma fotografia para publicar nas redes sociais próprias com as hashtags #JMJmissaoleiria, #lisboa2023 e #Iamwithyoualways ou enviar por mensagem para as redes sociais do SDPJ.


Fonte: Gabinete de Informação e Comunicação Diocese de Leiria-Fátima