O Papa lançou hoje um apelo à paz na Ucrânia, perante um grupo de crianças vítimas da guerra neste país que participaram na audiência pública na Praça de São Pedro.
“Saúdo com particular afeto as crianças ucranianas, órfãos e refugiados por causa do conflito armado que ainda persiste no leste do país”, declarou, numa intervenção posteriormente traduzida para ucraniano.
Pela segunda vez em menos de um mês, Francisco recordou o conflito que se arrasta desde novembro de 2014, em particular no leste da Ucrânia, colocando em confronto grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev pelo controlo de território.
“Por intercessão de Maria Santíssima, renovo a minha oração para que se chegue a uma paz duradoura, que possa aliviar a população tão provada e ofereça um futuro sereno às novas gerações”, pediu o Papa.
A 24 de abril, Francisco promoveu uma coleta especial em favor da população da Ucrânia, em todas as igrejas católicas da Europa.
Desde a queda de Viktor Ianukovitch, que tinha decidido renunciar a um acordo comercial com a União Europeia, a população da península da Crimeia optou pela secessão com a Ucrânia e outras regiões têm manifestado a mesma pretensão.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023