Alunos de três escolas católicas acompanham primeiro ato oficial da peregrinação internacional do 13 de maio
O Papa Francisco vai ser acolhido por crianças das três escolas católicas da região quando chegar à Capelinha das Aparições na tarde de 12 de maio.
A página oficial da viagem a Portugal explica que Francisco vai ter à sua espera na Cova da Iria crianças das escolas do Sagrado Coração de Maria, de São Miguel e do Centro de Estudos de Fátima.
A passagem do pontífice pela capelinha, para um momento de oração, vai ser o primeiro ato oficial da Peregrinação ao Santuário de Fátima onde vai presidir ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.
Já no dia seguinte, a 13 de maio, o Papa Francisco preside à Eucaristia na qual vai canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto; cerca de 20 crianças, com idades entre os seis e os 16 anos, vão “escoltar” as relíquias dos irmãos videntes na procissão de entrada.
As relíquias, um fragmento de osso de Francisco e uma madeixa de cabelo de Jacinta, vão ser transportadas em dois relicários que têm a forma de candeia e ser colocadas à direita do altar, junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Os relicários vão ser transportados pela postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, a irmã Ângela Coelho, e por Pedro Valinho, assessor da Postulação.
Os pastorinhos vão tornar-se os mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.
O Papa Francisco é o quarto pontífice a visitar Fátima, depois de Paulo VI em 1967, São João Paulo II em 1982, 1991 e 2000 e, em 2010, pelo Papa emérito Bento XVI.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023