O Papa Francisco enviou ao presidente da República Portuguesa e ao povo português uma ‘carta de agradecimento’, na sequência da felicitação endereçada por Marcelo Rebelo de Sousa a Francisco, por ocasião do seu 80.º aniversário.
Na mensagem, publicada pela página online da Presidência Portuguesa, o Papa argentino “agradece de coração” os “votos” de parabéns, feitos quer “em nome pessoal” quer da “dileta nação” portuguesa.
“No desejo de corresponder à sua amabilidade, retribuo as cordiais saudações e invoco a proteção do Altíssimo sobre todo o Povo Português e quantos o servem e honram na realização dos nobres destinos que lhe cabem na História, propiciando a pacífica convivência dos povos e uma acrescida prosperidade nacional”, escreve Francisco.
Desde que foi nomeado presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve com o Papa por uma vez, no Vaticano, a 17 de março de 2016.
Em maio, haverá ocasião para um segundo encontro, já que Francisco visita Portugal e o Santuário de Fátima, para celebrar com as comunidades católicas do país o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, na Cova da Iria.
A confirmação da visita chegou a 15 de dezembro de 2016, precisamente dois dias antes do Papa argentino cumprir 80 anos de vida.
“Sua Santidade o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017”, anunciava então uma nota oficial da Presidência.
A vinda do Papa a Portugal também tem a marca de Marcelo Rebelo de Sousa, que na referida deslocação a Roma reforçou junto de Francisco um convite que tinha sido feito pelos bispos portugueses.
O presidente da República já referiu estar “muito contente” com esta visita, enquanto o Papa sublinhou que virá a Fátima como “peregrino entre os peregrinos”.
“A ideia é concentrar a visita e a permanência num objetivo espiritual, não propriamente político, não propriamente de soberania”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.
A chegada do Papa Francisco a Portugal está prevista para dia 12 de maio, sendo que o primeiro contacto com solo português será na base aérea de Monte Real (a cerca de 40 minutos da Cova da Iria, em automóvel).
Na mensagem agora enviada a Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco realça a grande ligação dos portugueses a Fátima, fazendo votos para que “Deus os abençoe e Nossa Senhora de Fátima os guarde”.
Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).
São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.
Fonte:Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023