O Santuário de Fátima promoveu uma visita ao novo presbitério do recinto de oração. Uma visita reservada apenas à comunicação social.
Apesar desta construção ter iniciado em 2014 e ter sido dedicada em maio de 2016, só agora na celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima está completamente concluída.
O Padre Joaquim Ganhão, responsável pela celebração litúrgica da visita do Papa Francisco, e a Arquiteta Joana Delgado, Consultora do Serviço de Ambiente e Construções do Santuário fizeram as “honras da casa” com a visita guiada ao novo altar e ao piso inferior, subterrâneo, onde concentra os serviços de apoio, incluindo a Capela da Sagrada Reserva e sacristia.
O novo altar vai estar mais próximo dos peregrinos e libertar a fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Acentua a importância dos diferentes lugares litúrgicos sem esquecer a presença da Virgem Maria, que neste Santuário é venerada de forma muito particular e, por outro lado, disciplinando o uso dos espaços e as movimentações durante as celebrações, resolve a questão funcional de apoio à liturgia para que as celebrações não sejam tão longas.
Durante a Santa Missa do dia 13 de Maio, o Bispo de Leira-Fátima, D. António Marto e a Irmã Ângela, postuladora do processo de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, vão pedir ao Papa Francisco a inscrição dos dois pastorinhos no Livro dos Santos. O Papa falará sempre em português, tanto na Santa Missa, como no rito da inscrição no Livro dos Santos (mesmo sendo uma celebração de dimensão internacional), tal como aconteceu nas Jornadas Mundiais da Juventude 2013, no Rio de Janeiro – Brasil.
Ao lado do Andor da Virgem de Fátima vão estar as relíquias dos futuros santos.
Foram ainda apresentadas as alfaias litúrgicas. O Santuário de Fátima não encomendou nenhuma alfaia específica para estes dias, fazendo uso de três peças muito significativas para a vida do santuário:
Cruz do Altar: Já usada pelo Papa Emérito Bento XVI em 2010. Foi uma oferta do Padre Pio de Pietrelcina a Nossa Senhora de Fátima, em 1959, guardada habitualmente no museu do santuário.
Cálice e Píxide principais: Oferta dos doentes que participaram num retiro, no mesmo âmbito, desejando com este gesto ofertar os seus sofrimentos ao Pai, unindo-os ao sofrimento de Jesus Cristo. Este gesto é muito significativo devido à dimensão da mensagem de Fátima, sendo uma alfaia usada sempre nas celebrações da Páscoa.
Custódia: Autoria de Joana Delgado que ganhou um concurso promovido por um movimento de adoração espanhola em que o tema era a terceira Aparição do Anjo. A custódia faz alusão aos Valinhos e ao Anjo de Portugal, ao milagre do sol, à vida que brota da Hóstia Consagrada.
Para celebrar a festa da alegria da fé vão estar assim no presbitério do recinto de oração, cerca de 140 pessoas: 8 cardeais, 73 arcebispos e bispos e leigos dos séquito papal – foram os dados confirmados hoje pelo Santuário de Fátima. Para concelebrar conta com 1100 inscritos, até ao momento, onde estarão 25 cálices para distribuição da Comunhão e cerca de 400 píxides com Ministros Extraordinários da Comunhão colocados até às traseiras da Basílica da Santíssima Trindade.
No final da Santa Missa, Papa Francisco seguirá a procissão do adeus.
sacristia – piso inferior
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023