Marta Nogueira
13 Outubro 2021
0 Comments

Os diversos sentidos do templo no aniversário da dedicação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Neste 13 de outubro que celebra a 6ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos “o dia em que o sol bailou”, preside à celebração o Arcebispo de São Salvador da Baía e primaz do Brasil, D. Sérgio da Rocha que através da Liturgia da Palavra nos fala sobre o “templo” com diversos sentidos, já que também hoje é aniversário da dedicação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

D. Sérgio da Rocha refere assim os diversos sentidos do templo: casa de oração e celebração, lugar de encontro com Deus e de escuta da sua Palavra dando graças a Deus pelo Santuário “que ao longo de tantos anos tem sido fonte de graças para inúmeras pessoas que aqui veem”; depois templo que somos nós “Igreja viva, o santuário vivo do Senhor, que deve ser cada vez mais respeitado e valorizado”, referindo que “a vida e a dignidade de cada pessoa necessitam ser reconhecidas, defendidas e promovidas… sem excluir ninguém”. E, por último, o templo como edifício espiritual, que é a Igreja, está construído sobre a “pedra” que é Pedro” remetendo-nos para a importância de estarmos, “sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima, muito unidos ao querido Papa Francisco” sobretudo neste tempo em que convida a Igreja para “orar e participar do caminho sinodal iniciado no último sábado, rumo ao Sínodo dos Bispos de 2023, que é uma ocasião especial para crescermos na vivência da participação, comunhão e missão da Igreja.”

Nesta celebração não esqueceu de ainda de rezar pelos que mais sofrem as consequências da pandemia: os enfermos, pobres, famílias enlutadas, fragilizados, profissionais de saúde, pelos que cuidam dos doentes nos hospitais e casas, pelos que se dedicam à vacinação portadora de esperança – “Nós suplicamos a Deus a graça da superação da pandemia”.

Reforçou ainda que participa nesta peregrinação com peregrino “entre os peregrinos de todo o mundo e como peregrino oriundo de um país ligado a Portugal não somente por laços históricos e culturais, mas sobretudo por laços de fé e de devoção a Nossa Senhora de Fátima, muitíssimo venerada pelo povo brasileiro.”

.: Assista à homilia

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia