Oração, visita a patrimónios da Igreja e leitura: opções também para as férias

Época de férias e a procura é grande por praias, piscinas e outras atrações, sendo ainda um período de intenso movimento de turistas e de portugueses emigrados.

A Pastoral do Turismo de Portugal deixa a sugestão de que o património da Igreja seja também visitado em agosto e que os fiéis privilegiem momentos para a oração. Um exemplo é a plataforma ‘Passo a Rezar’, iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa no país, que apresenta um conjunto de meditações para uma peregrinação a pé, sozinho ou com um grupo a Santiago de Compostela.

Uma outra dica é dada pelo Papa Francisco. Na recente carta sobre o papel da literatura na educação, ele destaca que, “no tédio das férias, no calor e na solidão dos bairros desertos, encontrar um bom livro torna-se um verdadeiro oásis. O santo padre indica que, quando há momentos de cansaço, irritação, desilusão, fracasso ou quando nem sequer na oração consegue-se o sossego da alma, um bom livro pode ajudar a enfrentar a tempestade. Segundo ele, a leitura abre novos espaços interiores e que, antes da omnipresença dos media, redes sociais, telemóveis e outros dispositivos, esta era uma experiência frequente.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado logo depois do fim do verão no hemisfério norte, a 27 de setembro. Na mensagem para a quadragésima quinta edição, o Vaticano destacou o potencial do setor na construção da paz, num texto assinado pelo pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella.

O prelado recorda a “grande pastoral levada a cabo por sacerdotes e leigos que dedicam-se a tornar ativo e fecundo o turismo e as peregrinações. Por fim, mencionou o próximo Jubileu, com início no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, permitindo que milhões de peregrinos se dirijam a Roma para viver a indulgência jubilar.