O que a Virgem Maria tem para nos dizer hoje?

Nos dias 12 e 13 de agosto a Peregrinação Internacional Aniversária conduz os peregrinos a refletir sobre a Virgem Maria, Ela, a portadora da alegria e do amor, como também sobre o tema: “Levanta-te! És testemunha do que viste!”

O bispo de Fall River, EUA, D. Edgar Cunha, que preside esta peregrinação inicia a homilia com simplicidade e humildade e afirma que estamos aqui para: comemorar, celebrar e honrar. E a quem devemos fazer tudo isso? A Bem-Aventurada Virgem Maria. Pedir a sua intercessão e prometer imitá-la.

Dirige aos peregrinos a seguinte pergunta: “O que ela tem para nos dizer aqui hoje?”

Façam tudo o que Ele mandar”.

Em suas palavras profundas diz que “Somos todos filhos de Deus e de Maria. Somos todos irmãos. Somos responsáveis uns pelos outros e pelo bem comum, por uma sociedade melhor e por manter viva a chama da fé.”

A Bem-Aventurada Virgem Maria, conforme comenta nesta homilia, “ensina a importância da generosidade. O que nós vemos hoje é um mundo onde se pensa muito mais no interesse pessoal, em vez de pensar no bem comum, na felicidade dos outros. Nossa Mãe nos dá um exemplo de generosidade”.

Somos chamados a celebrar a alegria de ter uma mãe que cuida, se doa, aponta o caminho da verdade e da vida, aponta Jesus.

De acordo com o D. Edgar “tudo o que fazemos aqui hoje: as nossas orações, as nossas celebrações Eucarísticas, as nossas devoções, as nossas procissões, cantos, decorações, tudo isso tem que ter um objectivo, uma finalidade: a nossa conversão, a nossa união com Cristo, conformar nossa vida ao seu plano, fazer a sua vontade, tornar-nos verdadeiros discípulos de Jesus e finalmente, a nossa santificação”.

Convida ainda os peregrinos a renovar a sua consagração, a sua entrega, a sua pertença a Nossa Senhora de Fátima, e por quê? A resposta é simples: Porque “ela nos ensina o seu segredo mais precioso, mais bondoso, o segredo que a fez ser uma mulher plena de Deus: a obediência à Palavra do seu Filho Jesus, a obediência ao Pai Eterno, a submissão ao Espírito Santo”.

Por fim “que bom seria se a tudo que fizermos aqui hoje e amanhã, realmente fosse um reflexo da nossa perseverante vontade de honrar Jesus Cristo e a Virgem Mãe de Deus com a fiel imitação das suas sublimes virtudes”.

.: Assista ao vídeo da homilia na íntegra:

 

 

 

Ver também homilia de 13 de julho da peregrinação a Fátima:
Conversão, arrependimento e oração solução dada por Nossa Senhora para o fim das guerras