O novo Vídeo do Papa é um chamado a ouvir, acompanhar e proteger as pessoas que sofreram abusos por membros da Igreja.
A mensagem de Francisco, neste mês, concentra-se nas vítimas deste mal. Além disso, ressalta que pedir perdão não é o suficiente, mas sim ações concretas.
“Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja, não basta pedir perdão. Pedir perdão é bom para as vítimas, porque são elas que devem estar no centro de tudo, diz o papa.
O Santo Padre exige respostas concretas e espaços seguros a todas as pessoas e enfatiza ainda que tais crimes não podem ficar encobertos. O vídeo produzido com o artista italiano Hermes Mangialardo retrata a comparação entre a luz e as trevas, simbolizando a singularidade de cada vida e o sofrimento causado pela violência.
“A sua dor, os seus danos psicológicos podem começar a cicatrizar se encontrarem respostas; ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam.”
“A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições. A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias.”
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024
- 38ª Assembleia Geral da CIRP reflete sobre Missão Partilhada e anuncia iniciativas para 2025 - 21 de Novembro, 2024
- Centenário do Colégio Nossa Senhora de Fátima de Leiria - 21 de Novembro, 2024