O segredo da felicidade

São Jerônimo relata um fato da vida de São João, que aponta o caminho para a verdadeira felicidade

Conta que São João, já bastante idoso, não podendo mais andar, pedia a seus discípulos que o carregassem até a Igreja. Ali fazia sua pregação, sempre da mesma forma: ”Filhinhos, amai-vos uns aos outros!” E era sempre assim: levava-o com muitas dificuldades, reuniam uma grande multidão e as palavras de São João eram as mesmas. Certo dia, perguntaram-lhe então: ”Mestre, por que repetes sempre a mesma coisa, não tens mais nada a nos dizer?” Ele respondeu: “Porque é este o Mandamento do Senhor! Se ele for cumprido, é o que basta”.

Em outras palavras, São João diz: “Se vos amardes não existirá, fome nem guerra, não haverá abandono, frio, dor, desigualdades nem tristezas”.

Aí está o segredo da felicidade: amar. Cada um acaba vivendo de acordo com sua caridade, com os frutos do amor que dá e recebe, porque o amor é uma força que nos traz para fora e nos revela como somos, ele nos impulsiona a darmos o que temos de melhor. São João tem toda razão quando encerra sua pregação no maior mandamento: ”Amai-vos uns aos outros”.

Se não sabes ainda como amar, começas a amar assim mesmo, aprenderás a caminho. Diz o poeta: “Amando, aprenderás a solicitar o amor, a bater em sua porta a persistir. Aprenderás a permanecer forte e fiel, até que o amor se renda e te acolha como és. Então, serás plenamente feliz!”. O segredo da felicidade que é tão cobiçado pela humanidade está ao alcance de todos.

São João nos ensina há muitos anos. É que se apresenta de maneira simples e cada vez mais o homem tem perdido o encanto pelo simples. Amar exige esforço, claro! Mas é possível, é simples. Deus é amor e é simples!

Hoje, é um ótimo dia para começarmos a amar. Devem existir ao seu lado pessoas que mudarão de vida quando você decidir amá-las. Não espere ser amado, ame! Rezarei por você!