O poder da fé e da esperança aplicados no cotidiano

“O olhar do Senhor vigia sobre quem o teme, sobre quem espera na sua graça.” Todo mundo espera em Deus. Às vezes, encontramos quem se diga ateu e não goste da Igreja, debochando de tudo o que é sagrado, mas quando alguma tragédia ou enfermidade acontece em sua vida, se desespera e procura por Deus. O pior é que se revolta, uma vez que não está preparado espiritualmente para o sofrimento. Fica sem esperança, sem rumo, e a vida perde o sentido e a fé.

Temos que viver bem neste mundo e com esperança. Deus só nos deu dez Mandamentos, que, na verdade, podem ser resumidos em dois: “Amar a Deus e ao próximo”. Certamente, se a humanidade vivesse, de coração, os dois mandamentos recomendados por Jesus, não seria necessário código nenhum nem polícia. Tudo seria paz, honestidade, bondade, amor, alegria, mansidão. Então, o melhor é deixar o Espírito Santo inundar nossa alma, viver de acordo com a lei de Deus e ser feliz; é muito mais fácil que procurar ser feliz de outro jeito.

 Lutando contra o pessimismo

Além disso, é muito importante evitar os pensamentos negativos, porque eles anulam os positivos e aniquilam a esperança e a felicidade, além de criarem um clima de desânimo e tristeza: “Nada dá certo para mim!”. Mais ainda, temos que observar e conviver com pessoas positivas, otimistas, pois elas fazem bem a nós. Até mesmo a morte depende de como a encaramos. Para quem não tem o olhar da fé é uma tragédia, uma desgraça, um absurdo, um fim; mas para quem acredita na ressurreição para a vida eterna com Deus é diferente.

O pessimista só sabe olhar o passado. É incapaz de ter um olhar otimista para o futuro e se enche de medo, que é o microscópio que amplia o perigo: ele faz uma formiguinha parecer um boi e nos assusta. Cultivamos tanto o mal, que acabamos incapazes de fazer o bem. Ficamos paralisados, inertes.

 A importância da esperança em Deus

Desse modo, devemos alimentar a esperança a todo custo e não nos render ao pessimismo nem à tristeza de jeito nenhum! Quando estivermos desanimados e não conseguirmos ficar de pé, será necessário um enorme esforço para ficarmos ao menos de joelhos, mas nunca no chão. Também não podemos cair no primeiro golpe que recebemos da vida, assim como o pugilista valente que não “joga a toalha” facilmente.

É importante colocarmos uma dinâmica em nossa vida pela esperança, e tudo se modificará. Mudar os pensamentos e os maus hábitos, fazer uma faxina geral na mente, se for preciso, jogar fora tudo quanto for pensamento negativo e fugir da rotina amarga que paralisa a vida fará a diferença. Mas, sem Deus, não temos como dinamizar a vida nem construir a esperança. Somos belas árvores para dar frutos. Não podemos ser descaracterizados. Somos filhos de Deus, e Ele é Todo-poderoso.

 

Do seu amigo,

Wellington Silva Jardim
Cofundador da Comunidade Canção Nova

 

 

Adquira os nossos produtos:

O post O poder da fé e da esperança aplicados no cotidiano apareceu primeiro em Eto.