Na Nunciatura em Santiago, Francisco recebeu um grupo de vítimas de abusos e se emocionou ao ouvir os relatos.
Depois de pedir perdão pelas falhas de membros da Igreja que abusaram de crianças no primeiro discurso no Chile, depois do almoço, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura Apostólica de Santiago um pequeno grupo de vítimas de abusos sexuais.
De acordo com o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, o encontro se realizou de forma estritamente privada. “Ninguém mais estava presente: somente o Papa e as vítimas. E isso para que pudessem contar seus sofrimentos ao Papa Francisco, que os ouviu, rezou e chorou com eles.”
Na manhã de terça-feira, no Palácio presidencial “La Moneda”, diante de autoridades, representantes da sociedade civil e o corpo diplomático, o Pontífice afirmou:
“Não posso deixar de expressar o pesar e a vergonha que sinto perante o dano irreparável causado às crianças por ministros da Igreja. Desejo unir-me aos meus irmãos no episcopado, porque é justo pedir perdão e apoiar, com todas as forças, as vítimas, ao mesmo tempo que devemos nos empenhar para que isso não volte a se repetir.”
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023