Padre António Justino Filho
27 Fevereiro 2022
0 Comments

O caminho da sabedoria

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Jesus deseja modelar a Igreja como comunidade de irmãos capazes de se guiarem uns aos outros, a exemplo de Cristo, o verdadeiro Mestre.

Na antiguidade, era comum acreditar que os olhos eram o espelho da alma e, por isso, Jesus chama a um olhar de sinceridade, tal como chama a proferir palavras e a realizar ações em sintonia com um coração que palpita ao ritmo do seu próprio coração manso e humilde. A liturgia deste domingo é um convite a cuidar do coração, entendido como a sede dos pensamentos, palavras e ações humanas. Um coração tocado pelo exemplo de Jesus será certamente a fonte de uma vida profícua em palavras e obras cristãs, capazes de anunciar e dar testemunho do Senhor Jesus.

1ª Leitura: Livro de Ben-Sirá 27, 5-8 — “Não elogies ninguém antes de ele falar”
Esta primeira leitura prepara a terceira, e ambas têm carácter acentuadamente sapiencial; é assim que esta primeira leitura serve para ilustrar a última pequena parábola das três que o Evangelho nos apresenta. A palavra revela o que há de mais profundo no homem, os seus defeitos e as suas qualidades. Com três rápidas comparações, tiradas da experiência atentamente observada, esta breve leitura nos ensina os caminhos da sabedoria.

Salmo 91(92) — É bom louvar o Senhor.

2ª Leitura: Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios 15, 54-58 — “Deu-nos a vitória por Jesus Cristo”
A terminar um longo capítulo sobre o mistério da ressurreição dos mortos, o Apóstolo entoa um hino de triunfo e ação de graças a Deus pela vitória pascal de Cristo e a nossa participação na mesma. Cristo, com a sua oblação na Cruz, venceu a morte para sempre , e deu-nos a graça de participarmos, nós mortais, nessa sua vitória pascal.

Evangelho: São Lucas 6, 39-45 — “A boca fala do que transborda o coração”
Em três breves parábolas o Senhor ensina-nos o caminho da sabedoria: o cego a guiar outro cego, o argueiro e a trave na vista e a árvore que se pode reconhecer pelo fruto. Todas elas conduzem ao que um salmo chama a “sabedoria do coração” (Salmo 89), e esta irá revelar-se nas palavras que são na boca o eco do que vai no coração do homem.

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia