Nova diretora do Secretariado de Bens Culturais deseja reforçar diálogo com as dioceses sobre o setor

A nova diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, Maria de Fátima Eusébio, manifestou o seu desejo de reforçar o diálogo e a comunicação com as dioceses sobre as mais diversas áreas patrimoniais.

Um primeiro passo será reconhecer quais os serviços diocesanos existentes para, em seguida, elaborar estratégias globais de atuação. Um setor que envolve organização de inventários; conservação e restauro; arquivos e bibliotecas; museus das Igrejas, entre outros.

A especialista foi nomeada para o cargo a 16 de novembro pela Conferência Episcopal Portuguesa. Vai acumular com a função de diretora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu e do Tesouro-Museu da Catedral.

Assumirá as atividades em janeiro de 2024 e, apesar do desafio em articular o trabalho na diocese com o Secretariado Nacional, afirma que assume a nova missão com alegria e espírito de serviço e partilha.

Licenciada em História, frequentou o mestrado em História da Arte em Portugal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também realizou o doutoramento.