Hinos solenes da escola coral Maitrise de Notre-Dame de Paris já preparam a reabertura ao público da Catedral de Notre-Dame, marcado para este sábado, num programa de celebrações que se estende até 8 de junho de 2025.
“Muito mais do que um acontecimento arquitetónico ou histórico, é o renascimento de um grande lugar de espiritualidade que os cristãos estão prestes a viver”, refere uma nota divulgada pela Conferência Episcopal Francesa. A cerimónia de reabertura, presidida pelo arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, terá lugar no fim da tarde do dia 7 de dezembro.
Já a Missa inaugural, com a consagração do altar-mor, terá lugar no domingo, 08/12/24. Espera-se a presença de 170 bispos de França e de outros países, bem como de um sacerdote de cada uma das 106 paróquias da Arquidiocese de Paris.
Em 2019, o altar foi parcialmente destruído aquando da queda do teto e da abóbada, o que levou à decisão de renovar todo o espaço e o mobiliário litúrgico. Cerca de 500 trabalhadores estiveram presentes todos os dias nas obras, entre eles artesãos especialistas em diversas áreas.
- Santuário de Fátima recebe 6,5 milhões de peregrinos em 2025 - 16 de Fevereiro, 2026
- “Salesianos de Évora – Um Século de Memórias”: série revive história de educação e fé - 16 de Fevereiro, 2026
- Novo núncio apostólico em Portugal celebra em Fátima e visita populações atingidas em Leiria - 16 de Fevereiro, 2026


