O Secretariado Nacional da Mobilidade Humana, Obra Católica Portuguesa de Migrações, está a divulgar a Campanha de preparação do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2019 com um kit preparado tendo especialmente em vista os países de língua portuguesa. Este kit foi preparado também em conjunto pela CEPAMI – Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, de Angola e São Tomé.
A Igreja tem vindo a celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado desde 1914. É sempre uma ocasião para exprimir preocupação pela diversidade de pessoas vulneráveis que se deslocam; para rezar pelos desafios que enfrentam e para aumentar a sensibilização acerca das oportunidades proporcionadas pelas migrações.
Para 2019, o Papa Francisco escolheu o tema “Não se trata apenas de migrantes” para evidenciar os nossos pontos cegos e assegurar que ninguém fique excluído da sociedade, seja residente de longa data ou recém-chegado.
O material que se encontra na página destina-se a ser descarregado, usado e partilhado por si … para ajudar a vencer o medo com a esperança!
A celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado este ano será celebrado a 29 de setembro.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023