Musical revisita os 300 anos do Patriarcado de Lisboa

O cardeal-patriarca convidou os fiéis da diocese a assistir ao musical ‘Partimos. Vamos. Somos’, que assinala os 300 anos do Patriarcado de Lisboa que estrei hoje no Teatro Tivoli BBVA.

“Partimos. Vamos. Somos: Mais do que três palavras, indicam uma vida plena, como realmente acontece. Só é, quem “parte”, de corpo e alma parte, e assim mesmo acontece. Como queremos para nós e para todos”, escreveu D. Manuel Clemente, num texto divulgado através da internet.

Na mensagem à diocese, o cardeal-patriarca convida a irem ver “a viagem em toada musical”: “Venham ser com os que foram, para acontecerem sempre mais agora.”

D. Manuel Clemente observa que 300 anos de Patriarcado em Lisboa “aludem ao que se chegou a ser porque antes se partira” como os que tinham chegado “tantos séculos antes com o Evangelho de Cristo”.

No seu sítio online, o Patriarcado informa que o elenco do musical ‘Partimos. Vamos. Somos’ é constituído por jovens da própria diocese.

O texto é da responsabilidade do prefeito do Seminário de São José de Caparide, o padre Hugo Gonçalves; a encenação é de  Matilde Trocado, responsável pelo musical ‘Calcutá: um musical sobre a santa dos últimos’, dedicado à Madre Teresa.

O espetáculo estará em cena no Teatro Tivoli BBVA até ao dia 20.

Na Igreja Católica latina, além de Lisboa, só Veneza tem também o título de patriarcado; o título foi dado à diocese portuguesa em 1716, pelo Papa Clemente IX, em reconhecimento d o esforço missionário e de evangelização dos portugueses.

D. Manuel Clemente é o 17.º patriarca de Lisboa, tendo sucedido a José Policarpo (1936-2014).

Fonte: Agência Ecclesia