Padre António Justino Filho
19 Dezembro 2021
0 Comments

Mistério da Visitação: apressadamente ao encontro do seu povo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Aproximando-nos da conclusão do Advento, o ícone de Maria apressada a caminho de Isabel fortalece a esperança dos cristãos.

A presença da Virgem de Nazaré, transportando consigo Deus feito homem, é forte e provoca a alegria naqueles que a encontram e reconhecem nela a “Mãe do Senhor”. Naquele Menino que, com a mãe, caminha apressadamente ao encontro do seu povo, contemplamos o cumprimento das profecias sobre a vinda de um pastor que há de guiar o povo com o poder do Senhor, assegurando presença duradoura da paz de Deus entre o povo. Ele vem para fazer a vontade do Pai, para fazer chegar a Boa Nova da Salvação a todos os povos da terra.

imagem | cathopic

1ª Leitura: Profecia de Miqueias 5, 1-4 — “De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel”
A palavra do profeta anuncia o aparecimento de Alguém da família de David, nessa altura humilhada, que será o Chefe e o Pastor do seu povo. Trata-se do Messias da descendência de David, que também era natural de Belém. Lendo hoje esta passagem na assembleia litúrgica, reconhecemos logo que se anuncia o aparecimento de Jesus Cristo, o Messias, filho de David, nascido em Belém, que, provindo humanamente de terra tão humilde, será, no entanto, o Salvador, Pastor e Guia do seu povo.

Salmo 79 (80) — Senhor, nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.

2ª Leitura: Epístola aos Hebreus 10, 5-10 — “Eu venho para fazer a vossa vontade”
Não eram os sacrifícios da Antiga Aliança, com o que eles tinham de material, que poderiam estabelecer a verdadeira Aliança entre Deus e os homens; somente o seu sentido espiritual é o de Jesus Cristo, que Se ofereceu ao Pai em atitude de perfeita e total obediência, desde o primeiro instante da sua entrada neste mundo dos homens. É essa disponibilidade do Filho de Deus ao fazer-Se homem que nós proclamamos nesta leitura, agora que nos aproximamos da festa que celebra o mistério da Encarnação do Senhor.

Evangelho: São Lucas 1, 39-45 — “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?”
A visitação é um dos mistérios que fazem parte dos acontecimentos que precederam o nascimento de Jesus. Por Maria, Deus visita o seu povo, como seu Salvador. No ventre materno, João, o futuro Baptista, exulta de alegria; na sua exultação é toda a terra que estremece de alegria e acção de graças, porque o Senhor vem para a salvar. Assim se começam a realizar as promessas do profeta ( 1ª leit. ) e se torna manifesta a vontade salvífica do Salvador ( 2ª leit. ).

Latest posts by Padre António Justino Filho (see all)
Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia