Mistério da Visitação: apressadamente ao encontro do seu povo

Aproximando-nos da conclusão do Advento, o ícone de Maria apressada a caminho de Isabel fortalece a esperança dos cristãos.

A presença da Virgem de Nazaré, transportando consigo Deus feito homem, é forte e provoca a alegria naqueles que a encontram e reconhecem nela a “Mãe do Senhor”. Naquele Menino que, com a mãe, caminha apressadamente ao encontro do seu povo, contemplamos o cumprimento das profecias sobre a vinda de um pastor que há de guiar o povo com o poder do Senhor, assegurando presença duradoura da paz de Deus entre o povo. Ele vem para fazer a vontade do Pai, para fazer chegar a Boa Nova da Salvação a todos os povos da terra.

imagem | cathopic

1ª Leitura: Profecia de Miqueias 5, 1-4  — “De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel”
A palavra do profeta anuncia o aparecimento de Alguém da família de David, nessa altura humilhada, que será o Chefe e o Pastor do seu povo. Trata-se do Messias da descendência de David, que também era natural de Belém. Lendo hoje esta passagem na assembleia litúrgica, reconhecemos logo que se anuncia o aparecimento de Jesus Cristo, o Messias, filho de David, nascido em Belém, que, provindo humanamente de terra tão humilde, será, no entanto, o Salvador, Pastor e Guia do seu povo.

Salmo 79 (80) —  Senhor, nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.

2ª Leitura: Epístola aos Hebreus 10, 5-10  — “Eu venho para fazer a vossa vontade”
Não eram os sacrifícios da Antiga Aliança, com o que eles tinham de material, que poderiam estabelecer a verdadeira Aliança entre Deus e os homens; somente o seu sentido espiritual é o de Jesus Cristo, que Se ofereceu ao Pai em atitude de perfeita e total obediência, desde o primeiro instante da sua entrada neste mundo dos homens. É essa disponibilidade do Filho de Deus ao fazer-Se homem que nós proclamamos nesta leitura, agora que nos aproximamos da festa que celebra o mistério da Encarnação do Senhor.

Evangelho: São Lucas 1, 39-45  — “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?”
A visitação é um dos mistérios que fazem parte dos acontecimentos que precederam o nascimento de Jesus. Por Maria, Deus visita o seu povo, como seu Salvador. No ventre materno, João, o futuro Baptista, exulta de alegria; na sua exultação é toda a terra que estremece de alegria e acção de graças, porque o Senhor vem para a salvar. Assim se começam a realizar as promessas do profeta ( 1ª leit. ) e se torna manifesta a vontade salvífica do Salvador ( 2ª leit. ).