Há 20 anos, a Comunidade Canção Nova se faz presente em Portugal, ou seja, missionários são enviados às terras portuguesas para formar a frente de missão de Fátima.
Segundo o missionário Paulo Azadinho, os primeiros consagrados chegaram em Portugal, no dia 22 de agosto de 1998, para iniciar os trabalhos pastorais na Diocese de Leiria-Fátima.
Os consagrados realizam um trabalho de evangelização e propagação do carisma Canção Nova pelo país através dos meios de comunicação. Hoje, a Canção Nova, em Portugal, é representada por 19 missionários do núcleo e 29 do segundo elo.
Casa de Missão em Portugal
cancaonova.com: Como é o trabalho missionário e evangelizador da Frente de Missão em Portugal?
Paulo Azadinho: A Frente de Missão prossegue os fins do Carisma Canção Nova, por meio de eventos de evangelização em todo o país e pelos meios de comunicação.
Atualmente, temos uma rádio (103.7 FM), TV em todas as operadoras a cabo do país e internet; além do Departamento de Audiovisuais com duas lojas físicas (Fátima e Lisboa), e uma loja virtual com vendas para toda a Europa.
cancaonova.com: Quais são as formas utilizadas para manter a Casa de Missão?
Paulo Azadinho: A frente de Missão em Fátima tem uma campanha própria, de forma a fazer face aos desafios de evangelizar com meios de comunicação como a televisão e o rádio.
Temos um Clube da Evangelização constituído por benfeitores portugueses e também falantes da língua portuguesa espalhados pelo exterior. Os produtos de evangelização que vendemos contribuem também para o nosso sustento. Do Brasil chega o sustento para os membros do núcleo da comunidade.
cancaonova.com: A diferença cultural é um desafio na evangelização?
Paulo Azadinhho: Apesar de a língua portuguesa ser o grande elo de unidade entre os dois países, as culturas divergem em muitos sentidos. Veja-se a diferença geográfica e demográfica entre os dois países.
A enculturação é o maior desafio que enfrentamos, uma vez que a maioria dos nossos programas são pensados para os portugueses e suas realidades. No entanto, nesses quase vinte anos, temos aprendido a traduzir o Carisma Canção Nova e, uma vez atingido o coração do povo português, gera frutos de conversão com testemunhos muito marcantes.
cancaonova.com: Qual é a gratificação de ser missionário Canção Nova em outro país, ou seja, ter a graça de levar o carisma Canção Nova para fora do Brasil?
Paulo Azadinho: Acredito que seja poder ver e tocar o Carisma Canção Nova na forma de vida que cada um de nós abraça a evangelização, pois é um dom de Deus para a Igreja em todo o mundo.
Contemplar os testemunhos que nos chegam, a partir do nosso trabalho missionário, faz valer a pena as renúncias próprias de quem ultrapassa as fronteiras territoriais para viver numa cultura diferente.
Sócios evangelizadores
Todo o trabalho de evangelização realizado pela Comunidade Canção Nova, através dos meios de comunicação, só é possível graças aos sócios evangelizadores que ajudam a manter os projetos de evangelização.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023