Mil namorarão ao teu lado, e dez mil casarão, mas tu esperarás no Senhor a pessoa certa

Se soubeste esperar a pessoa certa, então não serás atingido por mal algum porque foi o Senhor que providenciou a aliança da vossa fé, dos vossos princípios de vida e valores. Mesmo que venham os desafios o Senhor será o vosso alicerce.

Mil namoram e dez mil casam mas, muitas vezes, sem terem maturidade. Decidem esse passo no tempo ainda da paixão e não no tempo do amor, porque o amor não é um sentimento, um impulso emocional, é uma decisão que se vai construindo com o tempo à medida que vamos conhecendo o outro. É como um jardim que se vai cultivando e não como um imediatismo tecnológico e digital próprios da cultura e geração dos últimos tempos. Eu preciso conhecer bem, para depois comprometer-me, apaixonar-me, namorar, casar.

Muitas vezes a ansiedade faz-nos errar. Não queremos esperar e as nossas carências fazem com que descubramos “contos de fada” onde só existe um “filme de terror” – ainda que quem deseja viver um namoro cristãos também não acredite em contos de fadas! – verdadeiras armadilhas do inimigo que nos enganam e acabam por nos prender a relacionamentos tóxicos, destrutivos, abusivos, fora do plano de Deus para nós.

É preciso saber esperar e confiar em Deus. E, nesse tempo, cuidar de mim, preparar-me, resolver pendências interiores, ganhar equilíbrio entre o meu emocional e o meu racional, purificar defeitos, aceitar limites e fraquezas e descobrir qualidades e dons.

É importante que para toda esta preparação convidemos Deus, com uma vida de oração cultivando a amizade com este nosso amigo, para que nos acompanhe e revele quem nós somos e o que pensou para nós.

Deus não está nas “curtições”, Deus une pessoas com propósitos.

Lembra-te que Deus está num namoro com vista ao matrimónio, unindo pessoas compatíveis. Não existe “cara-metade” ou “alma- gémea”. Existem pessoas ideais ou que mais combinam comigo para cumprir este projeto de Deus na minha vida.

Deus providencia as pessoas à tua volta, mas a decisão e escolha é sempre tua, por isso a importância de preparar-me bem para tomar decisões acertadas, maduras, com responsabilidade em vista ao bem recíproco, mas também ao bem dos que me rodeiam, família, amigos, comunidade de fé, etc…

A pessoa com quem decidires namorar tem de ser uma bênção. Se não for, logo começam a aparecer as incompatibilidades com relação aos teus princípios de vida, a ferir os teus valores e até a não aceitar nem entender a tua fé.

Deus gosta muito de apresentar pessoas especiais a pessoas igualmente especiais, o problema é que somos, muitas vezes, apressados e não sabemos esperar.

“Podem cair mim à tua esquerda, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido” – Salmo 91, 7

Assim, este versículo bíblico ganha a sua expressão máxima, porque esperaste o tempo certo, pela pessoa certa e não há tempestade que possa vir que o Senhor não vos proteja e sustente.

Feliz Dia dos Namorados!