Marco Daniel Duarte profere conferência intitulada

Conferência tem lugar este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

O Santuário de Fátima realiza no próximo domingo, pelas 16h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a quarta de um ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada “«Glória a Ti, Rainha da Paz».Fátima como mensagem de Paz”.

O orador é Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, onde dirige o Museu da Instituição, e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido os seus estudos no âmbito do saber da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea.

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico Correspondente, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.

No dia, os peregrinos que se deslocarem até ao Santuário também vão poder assistir Fragmentos Musicais: Tradições na Música Sacra do Barroco por Tânia Ralha Nélia Gonçalves e Júlio Dias.

Tânia Ralha iniciou os seus estudos musicais com o maestro José Firmino no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra e concluiu o Curso de Canto do Conservatório de Música de Coimbra na classe da professora Isabel Melo e Silva. É licenciada em Ensino da Música – Performance em Canto pela Universidade de Aveiro, na classe dos professores Joaquina Ly e António Salgado, e pós-graduada em Ópera e Estudos Músico-Teatrais pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.

Nélia Gonçalves é natural de Pombal. Estudou no Conservatório de Música de Coimbra entre 2001 e 2008, onde terminou a classe de Canto com a professora Joaquina Ly. Em 2011 terminou a licenciatura em performance (vertente Canto) na Universidade de Aveiro, na Classe de Canto do professor António Salgado, na qual obteve distinção com o Prémio Cidade de Aveiro e, em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (vertente Canto) na mesma instituição. Atualmente leciona Canto na Escola Diocesana de Música Sacra, na Academia Norton de Matos em Coimbra, nos Conservatórios de Música de Castelo Branco e Covilhã. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Júlio Galvão Dias é licenciado em Cravo pela Escola Superior de Música do Porto na classe da professora Ana Mafalda Castro. Estudou também com Jacques Ogg, Ketil Haugsand e Ilton Wjuniski. Ao longo dos anos tem efetuado concertos a solo ou integrado em grupos de música antiga por todo o país. Participou como solista ou integrado em grupos de música de câmara em eventos como o Festival Internacional de Música de Vigo, o Festival de Música Antiga de Burgos, a Temporada de Cravo de Óbidos, o Festival de Música Antiga de Loulé, entre outros. Atualmente desempenha funções docentes no Conservatório de Música de Coimbra e na Escola Superior de Música do Porto.

As apresentações centram-se no tema pastoral do ano no santuário mariano ‘O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’ e completam o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria.

Ainda nesta tarde haverá a cerimónia de apresentação da Emissão Conjunta de Blocos Filatélicos “Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima”, pela Eslováquia, Luxemburgo, Polónia e Portugal.

A entrada é livre.

 

Fonte: Fatima.pt