O bispo do Funchal presidiu este domingo à Eucaristia de despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que visitou o arquipélago desde 13 de fevereiro, considerando que se viveu um momento “extraordinário”.
“A presença da Mãe, ao passar através da sua Imagem, foi congregando pessoas de todas as idades e meios sociais, instituições públicas e privadas, sociocaritativas e culturais, quer a nível regional, quer a nível mais local”, referiu, durante a homilia da celebração, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Perante centenas de pessoas reunidas na Sé do Funchal, D. António Carrilho deixou uma palavra de “louvor e gratidão” pela forma como decorreu este périplo de três semanas por todos os concelhos da Madeira e Porto Santo.
“Caríssimos diocesanos, a presença da Imagem Peregrina na Diocese do Funchal, graças ao dinamismo pastoral que proporcionou, trouxe muita alegria, consolação. As horas de oração silenciosa e de diálogo íntimo com Maria levaram muitos dos nossos fiéis ao dinamismo da reconciliação, à descoberta e ao reforço do sentido da vida”, declarou.
O périplo da Imagem Peregrina pelas 20 dioceses portuguesas, até maio deste ano, insere-se na preparação do centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria, em 2017.
“A mensagem de Fátima é de grande atualidade pela sua riqueza teológica e espiritual. É um apelo evangélico à oração, à conversão, ao amor eucarístico, à adoração da Santíssima Trindade e à devoção ao Imaculado Coração de Maria”, sustentou D. António Carrilho.
O bispo do Funchal sublinhou que a visita foi vivida com “grande fé e alegria” na Madeira e Porto Santo, ao longo desta visita, com “momentos inesquecíveis de festa, interioridade e expressão cultural”.
D. António Carrilho acompanhou depois a Imagem Peregrina até ao aeroporto da Madeira, onde proferiu uma saudação em forma de agradecimento.
“Na hora do “adeus”, de coração sincero e agradecido, dizemos à Virgem Maria, diante desta imagem da Senhora Peregrina de Fátima: Obrigado, Mãe querida! Ficas bem presente no nosso coração e na nossa vida”, disse.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023