Lisboa vai viver um ano jubilar vicentino

Por ocasião dos 850 anos da chegada a Lisboa das relíquias do diácono e mártir São Vicente, o Patriarcado de Lisboa vai viver um ano jubilar vicentino, com início neste 15 de setembro.

O papa Francisco concedeu indulgência plenária durante esse ano, nas condições determinadas pela Igreja, como refere uma nota da Vigararia Geral do Patriarcado.

As relíquias de São Vicente chegaram a Lisboa no dia 15 de setembro de 1173 e ficaram depositadas na Igreja de Santa Justa. No dia seguinte, foram transladadas para a capela-mor da Sé. Para assinalar a efeméride do padroeiro principal da diocese, o Cabido da Sé e a Câmara Municipal de Lisboa realizam uma série de celebrações nesta sexta e sábado.

O programa contou com uma conferência proferida pelo Cardeal Tolentino de Mendonça, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal. E neste dia 16, pelas 11 horas, o patriarca Dom Rui Valério preside à Eucaristia na Sé de Lisboa.

O Mosteiro de São Vicente de Fora irá igualmente fazer parte das comemorações, com uma visita gratuita ao Mosteiro, Mesa-redonda e Concerto de órgão e coro “São Vicente, de Saragoça a Lisboa”.