Leis anti conversão estão na origem de ataques cada vez mais frequentes contra os Cristãos, revela relatório

Um relatório intitulado “Cristãos Sob Ataque na Índia”, da responsabilidade de várias ONG’s, regista, até ao momento e ao longo deste ano, cerca de três centenas de incidentes contra esta comunidade religiosa.

O partido nacionalista hindu de Modi é visto como um dos responsáveis por esta violência e agitação que tem atingido duas das principais minorias religiosas do país, cristãos e muçulmanos. No estado indiano de Madhya Pradesh há relatos de medo, depois de activistas hindus mais radicais terem intensificado uma campanha para a reconversão dos povos indígenas ou tribais.

aisO Padre Rochy Shah, porta-voz da diocese de Jhabua, fala em pessoas assustadas à medida que vai aumentando a pressão para que “os cristãos indígenas desistam da sua fé no cristianismo”. Nesta região, os povos indígenas são a maioria da população e os cristãos representam menos de 4 por cento.

“Os activistas hindus – explica o sacerdote à Fundação AIS – estão a fazer campanhas exigindo acções contra padres e pastores que lideram as respectivas comunidades cristãs e ameaçam demolir as nossas igrejas sob a falsa acusação de que elas foram construídas ilegalmente nas terras dos povos indígenas.”

Para já, esta estratégia de intimidação não resultou, mas obrigou à mobilização de um forte contingente das forças de segurança para se evitar a destruição de igrejas no distrito de Jhabua. “Mais de 300 polícias foram destacados para proteger a catedral católica e outras estruturas da igreja”, na sequência das ameaças dos grupos radicais, diz o Padre Shah.

O governo de Madhya Pradesh apresentou em Janeiro deste ano uma lei anti conversão que prevê penas de prisão até 10 anos a quem se tenha convertido de forma considerada ilegal a qualquer religião com excepção do hinduísmo. A lei, no entanto, permite que qualquer pessoa “regresse a casa”, mudando de outra confissão religiosa para o hinduísmo. Esta disposição legal é vista como procurando atingir essencialmente os cristãos e os muçulmanos.

Madhya Pradesh é um dos oito estados da Índia [num total de 28] onde as leis anti conversão estão em vigor. Outros estados onde o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party está no poder estão a promover idênticas iniciativas legais.

O Padre Shah acredita que estas novas leis anti conversões são um claro desafio aos povos indígenas que se tornaram cristãos. No estado de Madhya Pradesh, após a entrada em vigor da nova lei, mais de uma dezena de cristãos, incluindo sacerdotes, foram detidos e muitos encontros de oração foram proibidos. “Até um acto de caridade cristã pode [agora] ser interpretado como um caso de tentativa de conversão”, alerta o Padre Shah à Fundação AIS.

 

Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal