Leiria-Fátima: Diocese avança com projeto de Seminário em Família

Objetivo é dar uma resposta mais atual ao início da formação vocacional de adolescentes, jovens e adultos


A Diocese de Leiria-Fátima instituiu o projeto do Seminário em Família, para dar uma resposta mais atual à etapa inicial da formação de vocações, em ordem ao sacerdócio.

Até agora, como acontece em várias dioceses, estava em funcionamento o Pré-Seminário, para adolescentes e jovens entre os 11 e os 17 anos, ou entre o 6.º e o 12.º ano, mas de acordo com o padre Manuel Henrique de Jesus, o modelo já não estava a ter os resultados que se pretendem.

“Senti que às vezes os rapazes não se implicavam neste projeto de Pré-Seminário. Gostavam de vir, e gostam de vir, e sentem-se bem uns com os outros, a partilhar a vida, mas depois no momento de dar um passo mais responsável, mais sério, não conseguiam fazê-lo”, realça o sacerdote, que vai ficar à frente do Seminário em Família.

Numa região com poucas vocações que, em pouco mais de 20 anos, passou de uma realidade de abundância para escassez – algo que levou inclusivamente a deslocar a formação dos seminaristas para Lisboa – a ideia é envolver mais as comunidades locais, as famílias, os párocos, os leigos, na deteção e consolidação das vocações sacerdotais.

“Às vezes eu apercebia-me que as pessoas não sabiam que tinham um pré-seminarista, e isto serve também para que as comunidades saibam, temos um rapaz que está em discernimento vocacional e isso compromete toda a gente, e é a única forma de continuar a chegar aqui ao Seminário rapazes para se questionarem”, realça aquele responsável.

Atualmente, quatro seminaristas da Diocese de Leiria-Fátima estão a estudar no Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais, inserido no Patriarcado de Lisboa.

Inseridos na dinâmica de Pré-Seminário, renomeado agora como Seminário em Família, estavam até ao momento cerca de 20 adolescentes e jovens, que eram convidados para atividades regulares.

“Tinha encontros que às vezes vinham quatro ou cinco, ou seja não havia um número fixo”, realça o padre Manuel Henrique de Jesus, que olha para as famílias como polo essencial para todo este processo de descoberta e caminhada vocacional.

“Como se calhar o Pré-Seminário não era sentido como uma coisa séria, como uma responsabilidade, o Seminário em Família vai comprometer já estes rapazes e isso leva a que comprometa também as famílias, a que conheçam o processo de crescimento deles e que nos ajudem nesse processo. Quanto aos párocos, devem perceber que são uma parte fundamental para que nós possamos trabalhar”, acrescentou.

Além do padre Manuel Henrique de Jesus, como diretor, o Seminário em Família da Diocese de Leiria-Fátima vai contar com uma equipa alargada, constituída por mais três sacerdotes, dois casais de leigos, um antigo pré-seminarista e brevemente se possível também uma religiosa.

Uma outra novidade é a abertura do projeto formativo a jovens e adultos que estão a frequentar o ensino superior ou já a trabalhar, algo que anteriormente não passava pelo Pré-Seminário mas competia ao Seminário diocesano.

Em relação aos mais novos “tem que ser uma proposta completamente diferente, mais aprofundada”, frisa o padre Manuel Henrique de Jesus.

“Com mais oração, porque eles já têm capacidade para isso, mais retiros, mais voluntariado que é sempre uma experiência muito interessante e que eles acolhem com muita disponibilidade. Mas que estes mais velhos também tenham resposta para a procura vocacional que têm, e que até agora não tinham”, realça aquele responsável.

No contexto da Semana dos Seminários, que está a decorrer até dia 19 de novembro, o Seminário de Leiria vai ter no domingo um “dia aberto” à população, uma experiência que já se repete há pelo menos três anos.

A partir das 10h30, no espaço do Seminário, será também uma oportunidade das pessoas conhecerem o que está a ser feito e que propostas existem.

O tema deste ano vai ao encontro do Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, e será trabalhado em vários ateliers, para jovens e menos jovens.

“A casa é grande, há espaço para todos, temos um almoço partilhado em que o Seminário dá a sopa, dá as bebidas, e encerramos à tarde com a celebração da eucaristia presidida por D. António Marto”, adianta o padre Manuel Henrique de Jesus.

As inscrições para o dia aberto do Seminário de Leiria devem ser feitas até dia 16 de novembro, através do e-mail fo.seminario@gmail.comou o contacto telefónico 244 832 760.

Fonte: Agência Ecclesia