Jornadas de Teologia sobre Cristianismo e a Cultura

O Seminário Episcopal de Angra (Ilha Terceira – Açores) organiza, a partir de hoje as jornadas de teologia subordinadas ao tema «Cristianismo e a Cultura».

José Carlos Seabra Pereira, responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura; José Luís Brandão da Luz, professor da Universidade dos Açores; Nuno Martins e o padre Jorge Teixeira da Cunha, professores da Universidade Católica do Porto; o padre José Júlio Rocha, professor do Seminário Episcopal de Angra e, ainda D. João Lavrador, bispo de Angra, serão os oradores destas jornadas teológicas abertas ao público em geral, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Desafios e sombras de uma cultura cristã»; «Pensar um mundo em mudança» e «Relativismo cultural moral» são os temas centrais do encontro que decorre até ao dia 18.

O objetivo das jornadas “é não só produzir mas mostrar para fora o pensamento da Igreja açoriana e, sobretudo, o que se faz no Seminário”, afirmou ao Sitio Igreja Açores o reitor do seminário, padre Hélder Miranda Alexandre.

As conferências produzidas nestas jornadas serão editadas numa revista que vai nascer no Seminário durante este ano letivo.

Trata-se de um projeto que vem sendo trabalhado e amadurecido há cerca de dois anos e que visa, por um lado, mostrar a produção científica da comunidade académica do Seminário, e por outro lado, projetar cientificamente a única escola de formação superior do clero nos Açores.

Esta revista será, numa primeira fase, anual mas “se a produção científica o justificar”, isto é, se existirem “muitos contributos mesmo de leigos e de pessoas que queiram publicar nesta revista” pode-se “equacionar outra periodicidade”, refere o padre Hélder Miranda Alexandre.

Fonte:Agência Ecclesia