A Eucaristia é o pão dos fortes. Jesus está querendo tirar você da derrota por meio da Eucaristia
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante.
Eles, porém, insistiram: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!”
Ele entrou para ficar com eles. Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão,
pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram,
e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles. (Lc 24,28-31)
Jesus fez ali, à mesa com os discípulos de Emaús, o que fizera na última ceia, o mesmo que os primeiros cristãos faziam na celebração da ceia. Disse as mesmas palavras que usamos hoje na celebração da Santa Missa. Jesus estava novamente celebrando a ceia logo depois da Sua ressurreição. E para quem Ele celebrou a ceia? Para dois derrotados! Isso para nos mostrar que Jesus não quer nenhum derrotado.
Jesus não quer somente estar, mas quer dar-se na Eucaristia para todo derrotado e derrotada, seja qual for o motivo da sua derrota: mesmo que a culpa seja sua, mesmo que você tenha estragado a sua vida e a vida de muita gente, mesmo que tenha se envenenado de todas as formas pelo ódio, ressentimento, corrupção, infidelidade e sexualidade errada.
Jesus, hoje, não está somente pertinho de você como esteve perto dos dois discípulos de Emaús, mas Ele está se dando a você na Eucaristia. A Eucaristia é o pão dos fortes. Jesus está querendo tirar você da derrota por meio da Eucaristia e torná-lo forte. Ele quer ir até você, chegar ao seu coração e tocar na causa da sua derrota. Os discípulos não reconheceram Jesus durante um dia todo de caminhada, mas quando você toca a Hóstia Consagrada, percebe a consistência de pão; quando toma do precioso cálice, o sabor é de vinho e tem as propriedades do vinho, mas sabemos que não é mais vinho e não é mais pão, é o corpo do Senhor. Pelos véus do sacramento, pela fé, você pode contemplar, tocar e sentir o Senhor presente na Eucaristia.
Jesus está apenas velado pelo véu do sacramento, aguardando o dia – no fim dos tempos – em que esse véu irá cair e você O verá, tocará com este corpo que você tem, mas que será ressuscitado.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!” do monsenhor Jonas Abib
O post Jesus se dá na Eucaristia a todo aquele que se sente derrotado apareceu primeiro em Monsenhor Jonas Abib.