Este mês, o Papa nos fala na primeira pessoa ao transmitir a sua intenção de oração: ele é mais um entre os idosos, que nunca foram “tão numerosos na história da humanidade”.
Aos idosos, diz-nos Papa Francisco, a sociedade oferece “muitos planos de assistência, mas poucos projetos de vida”, esquecendo a grande contribuição que eles ainda podem dar. Eles “são o pão que alimenta as nossas vidas, são a sabedoria oculta de um povo”, acrescenta o Papa, convidando-nos a “celebrá-los” no “dia dedicado a eles”: o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Partilhar este vídeo é uma forma de lhes agradecer por tudo o que são e fazem nas nossas famílias.
“Não podemos falar da família sem falar da importância que os idosos têm entre nós.
Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, mas não sabemos como viver esta nova etapa da vida: para a velhice há muitos planos de assistência, mas poucos projetos de vida.
Os mais velhos têm frequentemente uma sensibilidade especial para o cuidado, para a reflexão e o afeto. Somos, ou podemos nos tornar, mestres da ternura. E quanto!
Precisamos, neste mundo habituado à guerra, de uma verdadeira revolução da ternura.
Temos aqui uma grande responsabilidade para com as novas gerações. Lembremo-nos: os avós e os idosos são o pão que alimenta as nossas vidas, são a sabedoria oculta de um povo, e é por isso que devem ser celebrados, e estabeleci um dia dedicado a eles.
Rezemos pelos idosos, para que se tornem mestres da ternura, para que a sua experiência e sabedoria ajudem os mais jovens a olhar para o futuro com esperança e responsabilidade”.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023