Iniciou ontem, na Itália, no Teatro Grande, de Valdocco, Turim, os ‘Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2018’ (DEFS 2018). A saudação do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco, acolheu e deu as boas-vindas aos mais de 400 participantes procedentes de mais de 50 nações de todas as partes do mundo.
Clima festivo e de família é o que se pode respirar desde os primeiros momentos e horas do evento, que reúne, sob o mesmo espírito do santo Fundador, São João Bosco, os Representantes dos Grupos da Família Salesiana (FS).
Tal como o Reitor-Mor, dirigiu sua palavra de encorajamento e acolhida também o P. Enrico Stasi, Inspetor da Circunscrição do Piemonte-Vale d’Aosta, e o P. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para a FS.
Em sua saudação o P. Stasi desejou recordar como Valdocco não seja apenas a Casa dos Salesianos, e dos Salesianos do Piemonte, mas de toda a FS: “Quem quer que seja dos filhos de Dom Bosco, ao adentrar as portas de Valdocco e da Basílica, deve sentir-se um como filho que retorna ao próprio lar”.
O P. Muñoz, por sua vez, quis recordar e sublinhar como desde logo a FS esteja chamada a viver, a partir destes DEFS, a mensagem que o Reitor-Mor lhe deixou na Estreia: “Nestes dias pode-se compreender melhor como a escuta recíproca entre os diversos Grupos da FS seja o segredo para viver o clima de família e a fidelidade à missão do santo Fundador”.
O centro do primeiro dia foi a apresentação do Reitor-Mor sobre a Estreia anual. Escuta e acompanhamento recíproco entre os vários grupos da Família Salesiana e, ao mesmo tempo, dirigido aos destinatários da missão salesiana: palavras simples e antigas ao mesmo tempo que levam às origens da ação pastoral de São João Bosco. Palavras que souberam estimular a assembleia, que correspondeu ativamente graças também ao agradável intercâmbio de perguntas no momento da partilha com o Padre Á. F. Artime.
Os momentos de convívio, a ceia fraterna comunitária e a oração da noite permitiram iniciar o caminho de conhecimento recíproco entre os expoentes dos vários grupos: entre pessoas que se encontravam depois de viverem experiências feitas em comum e de novos encontros, Valdocco esteve repleto daquele ar de festa do oratório original.
Digno encerramento do dia foi a mensagem de Boa-Noite: “Contra qualquer desilusão e pessimismo, olhem com Fé para si mesmos, para a própria missão pastoral e para o itinerário da Igreja. Trata-se de um olhar de esperança e de alegria. Contra todo falso triunfalismo este é o olhar de que o mundo precisa hoje. Somo nós que, no pequeno campo do nosso mundo, devemos semear esse olhar”.
Muitíssimos são também os voluntários envolvidos na organização do Encontro, os quais com paixão e doação se dedicaram – e continuarão a dedicar-se nos próximos dias – a preparar os vários momentos, a fim de fazer com que a Reunião seja um momento importante para a FS crescer no carisma de Dom Bosco, aprofundando, neste ano, mui especificamente, ‘a arte de escutar e acompanhar os jovens’.
O evento pode ser acompanhado ao vivo pela página Facebook da Agência iNfo Salesiana (ANS) – https://www.facebook.com/agenziaans/
A Canção Nova também está presente para acompanhar esta jornada espiritual da Família Salesiana.
Fonte: Agência iNfo Salesiana (ANS)C
Video: Canção Nova
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023