Centenas de peregrinos acolheram esta noite a imagem entre o aeroporto de Tocumen e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
Eram 19h17, hora local, mais cinco em Lisboa (Portugal), quando um avião da Air France aterrou no Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panama. Nesse avião seguia a Imagem Peregrina Nº1 de Nossa Senhora de Fátima.
Os primeiros momentos de alegria aconteceram ainda na pista, quando os bombeiros locais dispararam jatos de água para homenagear Nossa Senhora. Ao sair do avião, o Mons. José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá, bateu palmas, afirmando que a “Rainha da Paz” estava no Panamá.
Entre cantos e orações centenas de peregrinos quiseram ver de perto a segunda `figura´ inscrita na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, uma distinção anunciada pelo arcebispo do Panamá que confirmou , também, que a primeira inscrição foi a do Papa Francisco.
A Imagem nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima seguiu em procissão até à Igreja de Lourdes, onde foi recebida com fogo-de-artifício e muitos aplausos. Após uma oração, o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, agradeceu o acolhimento caloroso e desafiou os muitos jovens presentes a tomar “Maria no seu exemplo e na sua entrega”.
O encontro mundial de jovens começa esta terça-feira, dia 22 de janeiro, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central, com o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) – escolhido pelo Santo Padre.
A imagem nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima estará hoje na Missa de Abertura do Parque do Perdão, seguindo-se um momento de adoração permanente ante o Santíssimo com a Imagem Peregrina, custodiada pelas Missionárias da Caridade (congregação fundada pela santa Madre Teresa de Calcutá), os custódios da Reitoria do Santuário de Fátima e os custódios do Serviço Nacional Aéreo Naval (SENAN) do Panamá.
Entre quarta e sexta-feira, a Imagem Peregrina estará no Parque do Perdão; no sábado, é recitado o Rosário, seguindo-se uma procissão de velas, na Vigília de Oração.
No domingo, dia em que se encerra a JMJ 2019, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar junto ao altar, na Missa presidida pelo Papa Francisco.
O último momento celebrativo está marcado para a tarde 29 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Tocumen, onde o Pe. Carlos Cabecinhas vai presidir a uma Missa de despedida.
Fonte: Santuário de Fátima
- A aparição de junho de 1917 - 3 de Agosto, 2024
- Bispo da Guarda irá presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de julho - 9 de Julho, 2024
- A aparição em maio de 1917 - 6 de Julho, 2024