Igreja chamada a refletir Maria na proteção de crianças e jovens

O bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, preside às celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro.

Na homilia da vigília que celebra a 6ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, D. José Ornelas, sustentado pela Palavra de Deus, sublinha a presença de Maria, Mãe e modelo da Igreja trazendo-nos a consolação e a esperança porque “acompanha sempre aqueles que gera”, sobretudo, “nos momentos de sofrimento e de crise”.

Recorda esta missão de Maria na espiritualidade de Fátima revelando-se “carinhosamente a três crianças pobres, sem escola, confusas pela devastação medonha da guerra e pelo grassar de uma pandemia que vitimou muitos milhões de pessoas”.

Diante da conjuntura atual, o bispo da Diocese Leiria-Fátima afirma que como Igreja somos chamados a refletir Maria e a sua missão e estar “na linha da frente do atendimento, da proteção, da proximidade a todas as fragilidades”. Destaca ainda para um olhar atento e, neste sentido “todos nos esforçamos por mudar atitudes e procedimentos, na Igreja e na sociedade, a fim de que as crianças e aqueles que se encontram em situações de fragilidade não sejam esquecidos ou, pior ainda, abusados e explorados”, afirmou.

.: Assista ao vídeo da homilia na íntegra:

 

Ver também homilia de 12 de setembro:
O silêncio de Fátima é sinal da consolação e cura dos corações