HOMILIA 13 OUTUBRO | “O Imaculado Coração de Maria ensina-nos a esperar em Deus para cortar a cabeça do nosso inimigo que é a arrogância do homem”.

Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor, a primeira leitura ensina-nos que Deus salvou o povo de Israel do inimigo por meio de uma mulher chamada Judite, que era fiel a Deus. Uzias disse à Judite “Bendita sejas tu, filha, pelo Deus altíssimo, Ele que te conduziu para cortares a cabeça do chefe dos nossos inimigos. A tua esperança não o abandonará o coração dos homens, ao recordarem a força de Deus para sempre.” (Judite 13, 18-19)

Celebramos, hoje, o “Coração Imaculado de Maria”. O coração de Judite, cheio de esperança em Deus, prefigura o coração da Santíssima Virgem Maria. A mais importante característica do “Imaculado Coração de Maria” é a sua confiança em Deus, confiança em Jesus, que é o Filho unigénito de Deus, enviado por Deus (cf. 1 João 4,10) para nos conquistar a vitória sobre o inimigo.

Que inimigo é este contra o qual devemos lutar no mundo de hoje? Quando São João Paulo II esteve em Hiroxima no dia 25 de fevereiro de 1981, disse que duas cidades japonesas, Hiroxima e Nagasáqui, são as únicas cidades dos mundo que tiveram a desventura  de ser um memorial de como o homem é capaz de uma destruição incrível”. O Homem consegue destruir o mundo inteiro e a natureza com a sua arrogância. Acredito que a arrogância do homem é o maior inimigo no mundo de hoje. Como podemos cortar a cabeça deste inimigo?

Diz o Evangelho de hoje, que Jesus desceu com José e Maria, “voltou para Nazaré era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração” (Lucas 2, 51). Pela Sua obediência à autoridade de Maria e de José, JEsus apresentou-se-nos como um bom modelo de “esperança em Deus”. O Imaculado Coração de Maria ensina-nos, também, hoje, a esperar em Deus, esperar em Jesus Cristo, filho unigénito de Deus, para cortar a cabeça do nosso inimigo que é a arrogância do Homem.

Bispo de Hiroxima, D. Alexis Mitsuru Shirahama