Caríssimos irmãos e irmãs, celebramos, hoje, o aniversário da dedicação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Todos nós, os que estamos aqui reunidos em Fátima em grande número e todos aqueles que não estão presentes neste santuário, celebramos esta grande festa.
Ela é importante para compreendermos o significado da igreja. A primeira carta de Pedro ensina-nos: “sois povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável; a vós que outrora não éreis um povo, mas sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia e agora alcançastes misericórdia”.
A Igreja não é apenas um mero edifício, mas é o “Povo de Deus”, que recebeu a Sua misericórdia. Há pouco, durante a procissão, tínhamos numa mão uma vela acesa e na outra, um terço. Estas velas acesas e estes terços são símbolos da “misericórdia de Deus”. A luz da vela é a graça da fé em Jesus Cristo e o terço é o amparo da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.
O Espírito Santo, que está connosco desde o nosso batismo, é a mão de Deus que opera na Virgem Maria e também em nós. A Santíssima Virgem coopera com o Espírito Santo na construção do Povo de Deus. Por isso, A invocamos como “Mãe de Deus” e “Mãe da Igreja”.
Estamos gratos a Deus por nos ter dado a Santíssima Virgem Maria como “Mãe da Igreja”. Ela apareceu neste lugar, em Fátima, para nos mostrar a misericórdia de Deus! Caminhemos todos À luz da fé, com a ajuda da Mãe da Igreja, para construir o povo de Deus e para trazer a paz para o mundo.
Bispo de Hiroxima, D. Alexis Mitsuru Shirahama
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023