A Peregrinação Internacional Aniversária de junho do Ano Pastoral, que está a ser vivido em Fátima sob o tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, sublinhando a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus, foi presidida pelo Bispo Emérito de Santarém, D. Manuel Pelino que celebra este ano 30 anos de ordenação episcopal.
Na homilia da Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus, D. Manuel Pelino, referiu que o Evangelho revela a imagem do Bom Pastor, Deus da Misericórdia e que todos somos chamados a seguir o caminho do Mestre. Precisamos sair e ir às periferias, mas andamos demasiado preocupados com outras coisas, referiu D. Manuel Pelino.
Segundo o Bispo Emérito de Santarém, torna-se urgente a conversão pastoral de que tanto tem falado o Papa Francisco e desafiou-nos com uma pergunta: “Quem são hoje as ovelhas perdidas?” D. Manuel Pelino afirmou que precisamos andar junto dos que andam perdidos, um exemplo são aqueles que se decepcionaram com a Igreja, mas existem outras ovelhas perdidas de outras formas, pela solidão, pela doença… Precisamos ter coragem de as acolher e chamar para serem reintroduzidas na comunidade, pois são muitas as ovelhas perdidas neste mundo cada vez mais descristianizado.
Jesus o Bom Pastor está de braços abertos para acolher, cuidar, curar e libertar do mal. Só o amor pode transformar o coração e a vida, concluiu o Bispo Emérito de Santarém.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023